* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Baía da Babitonga e a proposta de mais um porto

CLIQUE PARA AMPLIAR

A Norsul em conluio com a Arcelor Mittal / Vega querem construir mais um terminal portuário na parte média da Baia da Babitonga.

Aparentemente o projeto enfrenta forte rejeição da comunidade local pois vai ocupar uma grande área que os pescadores artesanais e profissionais consideram o ultimo reduto de estoque pesqueiro viável no interior da baia.

Além disso o projeto vai ocupar uma grande área de mangue, que ainda está razoavelmente preservado.

Cada pedacinho de margem em local abrigado numa baia com um canal de acesso de grande calado vale uma fortuna como porto de embarque e desembarque de mercadorias. E se as porteiras forem abertas, como se pretende, cada agente ligado ao transporte marítimo vai querer para si uma parcela onde poderá fugir das taxas dos portos públicos ou particulares estabelecidos, e ainda de quebra oferecer serviços a terceiros. Isso se fará sem nenhuma misericórdia ao meio ambiente, como bem se pode ver nesse caso.

Documentario "Mar Azul vs Baia Babitonga" from ladeirabaixo on Vimeo.

Assistam o video e me digam o que esperar.

Mais sobre esse conflito, aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário