* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 8 de maio de 2010

Arroz a grega, plantado na China, queima na panela de Wall Street


O mundo financeiro está completamente sem rumo. A quebra da Grécia deve ser o prenuncio de capotagens subseqüentes na Europa, provavelmente Portugal, Espanha e Itália. Tudo leva a crer que mais um desses paises, talvez dois ou até os três, irão parar na mesma vala grega.

A espetacular farofada de Wall Street ontem deixou todos perdidinhos, perdidinhos. Até agora ninguém sabe exatamente o que aconteceu. Alguns atribuem o quase desastre aos problemas na Europa. Outros dizem que foi um operador que digitou valores errados o que ocasionou a confusão bilionária, quase trilionária.

Mas que sistema é esse que uma operação de digitar valores errados pode ocasionar perdas -- e ganhos -- de Trilhões (com T) de dólares em poucos minutos? O sistema financeiro mundial se tornou um cassino fora de controle, não resta nenhuma duvida.

Para empelotar ainda mais todo esse angu, vários analistas de investimentos operando na Ásia estão anunciando ao mercado que a economia chinesa irá desaquecer e 'quebrar' em menos de 1 ano, uma vez que o declínio das ações e commodities sinaliza que a bolha imobiliária está para estourar.

Marc Faber, editor da revista especializada Gloom, Boom & Doom Report, disse "O mercado está dizendo que há algo errado. A economia chinesa está desacelerando sozinha. E é provável que veremos um 'crash' dentro dos próximos 9 a 12 meses."

A China está numa escada rolante para o inferno pois se fixou no desenvolvimento imobiliário para impulsionar o crescimento”, disse Jim Chanos, gerente de investimentos na Asia. “60% do crescimento do PIB chinês se dá pela construção civil”, continuou Jim Chanos.

O governo proibiu empréstimos para aquisição de uma terceira casa e elevou as taxas e exigências para a compra da segunda casa. Os preços se elevaram 11,7% em 70 cidades desde março do ano passado, a maior elevação desde 2005 quando iniciou a série histórica de dados.

É... Está dificil cozinhar nessa cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário