Daryl G. Jones, texto completo aqui (em inglês)
Um dos debates mais populares nos círculos globais macroeconômicos atualmente diz respeito à China e se a sua economia está em uma bolha. Um dos que estão do lado dos que afirmam a bolha é um dos mais bem sucedidos operadores de venda a descoberto de nossa geração, James Chanos. Na verdade, Chanos geralmente está do lado certo dessas grandes discussões e, por enquanto, não vou debater com ele. O grande debate da bolha chinesa agora, é como a teoria de Chanos se mantém em linha com os dados que temos revisto? Dados de várias fontes dentro da China que vimos ao longo das últimas semanas nos levam diretamente a uma conclusão simples: a China está enfrentando uma séria inflação. Alguns dos pontos chave para nós incluem:
- O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) chinês CPI e o IPP (Índice de Preços ao Produtor) são de 2,8% e 6,8%, respectivamente, na comparação ano a ano. Combinado, este é o maior pico de inflação combinada em 18 meses.
- Os preços dos imóveis, com base em um levantamento de 70 cidades, subiram 12,8% nos doze meses encerrados em abril, maior pico desde 2005.
- O crescimento da oferta monetária foi de 21,5% na mesma comparação, a expansão dos empréstimos aumentou 51% seqüencialmente de março a abril para 774 bilhões de iuanes e a produção industrial cresceu 17,9% no período de doze meses até abril.
Enquanto os economistas nos Estados Unidos continuam a discutir se o país está experimentando inflação significativa, há pouco espaço para debate quando se trata da China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário