* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Da Servidão Moderna - "De la Servitude Moderne"



do ótimo Doc Verdade


Comentário do site oficial:

A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. Eles mesmos escolhem os mestres a quem deverão servir. Para que esta tragédia absurda possa ter lugar, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Aí está a estranha modernidade da nossa época. Contrariamente aos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, só que não sabe, ou melhor, não quer saber. Eles ignoram o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. Aceitam sem discutir a vida lamentável que se planejou para eles. A renúncia e a resignação são a fonte de sua desgraça.

(França - Colômbia, 2009, 52min - Direção: Jean-François Brient)

Parte 1 de 5

Parte 2 de 5

não deixe de ver os outros 3 – estão linkados nos próprios vídeos do VocêTuba

3 comentários:

  1. Como diz um ditado, por mais que se faça, sempre vai haver uma maioria QUERENDO ser escrava.

    ResponderExcluir
  2. David Hume (1711 – 1776) - o pensador de bem com a vida - passou a vida inteira quebrando a cabeça tentando entender como tantos se deixam dominar por tão poucos...

    ... de qquer maneira ñ chegou a uma conclusão satisfatória para esse enigma. Nem eu!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um palpite: a liberdade assusta. Muita gente, gente que eu conheço, parentes inclusive (não estou teorizando) fica completamente perdida quando é colocada numa posição "democrática" -- você é livre, mas tem de cuidar do seu nariz. O sujeito (ou sujeita) pira, faz absolutamente tudo errado, faz tudo para se colocar novamente em posição de dependência.

    Limitação inerente ao ser humano? Ou coisas que um nível de educação mais alto tende a resolver?

    ResponderExcluir