* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

domingo, 10 de outubro de 2010

A baixaria entrou em nível beta - e vem mais


Rodrigo Viana, no Escrevinhador



A ficha falsa da Dilma – publicada pela “Folha” na primeira página – chegou à periferia de São Paulo.

Uma leitora enviou-me as fotos que ela mesmo fez - com a ficha pregada nos pontos de ônibus da zona leste.

Anotem aí: essa é a próxima onda preparada pela campanha de Serra: a Dilma “guerrilheira”. A mídia (“Folha”, “Veja” e “Globo”) ajuda, mas o que vale mesmo é o corpo a corpo – na internet, na boataria que ganha as ruas.

Quando o PT começa a responder um boato, aparece outro. Sempre na defensiva, corre risco real de perder.

A campanha de Dilma demorou a perceber que o perigo – no primeiro turno – não vinha (só) da grande mídia. Mas da boataria conservadora, disseminada pelas igrejas.

A bala de prata não era uma só. Eram várias. E seguem fazendo efeito.

Se, em vez de consultar só pesquisas qualitativas e marqueteiros, a campanha do PT prestase atenção ao que está nos blogs, aqui na internet, teria reagido antes. Escrevi durante 3 semanas sobre a boataria religiosa. Dilma só reagiu a 3 dias da eleição.

Agora, apresentamos aqui as fichas nos postes da periferia. É terrorismo completo.

Quando a “Folha” fez o que fez (e isso depois de ter chamado ditadura de “ditabranda”), a Dilma reagiu – mas de forma moderada. Tinha que ter procesado o jornal e se recusado a receber a “Folha” em qualquer outro evento. Não o fez.

Não se brinca com a direita.

Há uma campanha muito bem montada para entregar o Brasil à direita. Campanha com um pé no Vaticano e outro nos EUA. A ela aderiu Serra – o sujeito que militou na esquerda na juventude.

A biografia de Serra pode-se resumir assim: da AP à TFP.

Mas a Dilma quer fazer campanha boazinha na TV. Devia é mostrar que a direita paulista – que domina a campanha de Serra – não gosta de nordestino. Tinha que mostrar isso na TV. E espalhar pela internet. Até porque é a pura verdade.

Do outro lado, está a maior máquina conservadora desde o golpe de 64.

Se Serra ganhar, com essa coalizão que está ao lado dele, teremos terra arrasada e um clima de conflagração no Brasil.

3 comentários:

  1. "Se Serra ganhar, com essa coalizão que está ao lado dele, teremos terra arrasada e um clima de conflagração no Brasil.".

    Ué, eleição se ganha no voto! :)

    ResponderExcluir
  2. É, Elvis elição se ganha no voto!

    Leia isso aqui:

    http://www.blogcidadania.com.br/2010/10/bullying-eleitoral/

    Leia também, aleatoriamente, mais alguns comentários dos leitores e avalie a grandeza de espírito dos que defendem D. José Chirico I – o ungido.

    Se esse iluminado ganhar essa eleição o povo brasileiro tem mesmo é que se foder... e nem merece resguardo ou condolências!

    Aqui em SC já estamos bem arranjados com essa sumidade que os catarinas elegeram... eleger LHS + Raimundo é de uma sabedoria piramidal... macacal... vc votou em um desses?

    ResponderExcluir
  3. Assim como em outros círculos há o bullying pró-Dilma, "se você não vota PT é um idiota" e daí pra baixo. Aliás, no meu círculo é um problema até maior. Deixei de frequentar um canal de IRC por conta disso, e eu frequentava o mesmo há 10 anos.

    E com certeza NÃO votei na Ideli, e não consigo vislumbrar o que acham os (poucos) que nela votaram. Assim satisfaço parcialmente sua curiosidade?

    ResponderExcluir