* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

domingo, 20 de março de 2011

Detector de OVNIs - de 1968

CLIQUE QUE AMPLIA (1)

pescado no divertido blog Strange Attractor

Para todos os hobistas

Aqui está um projeto simples mas muito aproveitavel: da edição de 1968 da revista então grandemente respeitada Flying Saucer Review : o circuito Detector Eletrônico de OVNIs.


O circuito é um detector de campo magnético. Mesmo que não seja liquido e certo de que OVNIs produzam campos magnéticos, anomalias desse tipo parece que foram detectadas nesses casos nos últimos tempos.


Anomalias magnéticas parecem estar associadas com terremotos [veja esse artigo no Journal of the Society for Scientific Exploration p.ex] e talvez com luzes dos OVNIs que podem estar relacionadas com eles [os terremotos].


Mesmo que isso não possa ajuda-lo a perseguir OVNIs, pode ser divertido em projetos paranormais e ser útil para detectar um sismo, quiçá um fantasma.


Comentario e nota botocuda:


(1) Muito legal os semicondutores usados, transistores e diodos, todos de germânio, o último grito em 1968

2 comentários:

  1. O lance em 68 devia ser montar uma rádio pirata... Infelizmente vou ter de esperar a próxima encarnação pra ter tempo de brincar novamente com eletrônica :(

    ResponderExcluir
  2. Em 1974/75 fiz um curso de eletrônica por correspondência pelo glorioso Instituto Radio Técnico Monitor, e como tarefa do curso montei um transmissor AM, a válvula. Pelas instruções na apostila do curso era para que NÃO se fizesse uma antena maior que 1 metro, mas eu fiz logo uma antena com todos os fios que tinha disponíveis, de uns 10/11 metros. Pendurei meu toca-fitas K7 (marca Aimor – foto aqui http://twitpic.com/4blgwd ) tocando Pink Floyd no transmissor e me mandei para o centro da cidade de bicicleta com um radinho a pilha, para monitorar a transmissão. Até uns 2 km ainda conseguia ouvir o meu sinal, mal, mas ouvia. Hahahaha...

    ResponderExcluir