* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 1 de março de 2011

Que dramalão e quanta lorota!...


Carlos Motta, no blog Crônicas do Motta

Essa "rebelião" dos times contra a associação que os representa na negociação dos direitos de transmissão dos jogos, o Clube dos 13, é o retrato sem retoques do futebol brasileiro, um transatlântico pilotado por marujos bêbados.

Está na cara que a revolta foi patrocinada pela Globo, que teme perder o contrato do Brasileirão 2012, depois que o Cade mandou que se fizesse uma licitação de verdade. A cara de pau dos cartolas ao expor seus argumentos em defesa de uma negociação separada com a Globo brilha mais que moeda de R$ 1 nova, chama mais a atenção que uma cédula de R$ 100 estalando nos dedos. O que eles falam simplesmente não tem lógica, qualquer criança percebe na hora que é lorota.

Ora, como é que um clube sozinho pode obter da poderosíssima Rede Globo de Televisão um contrato melhor do que o negociado por uma entidade formada para representar a elite do futebol brasileiro?

É a mesma coisa que eu dizer que não estou satisfeito com as negociações salariais que o Sindicato dos Jornalistas está fazendo com os patrões e ache que se eu for sozinho, com toda a minha esperteza, bater um papinho com o meu patrão, vou conseguir um aumento maior.
É um argumento de uma pobreza de dar dó...

Se a cartolagem estava insatisfeita com a atuação da diretoria do Clube dos 13 nesse processo, deveria ter dito isso claramente a ela. Em vez disso, deu toda a força aos seus atos e só se "rebelou" quando a Globo resolveu não se arriscar num leilão que ela pode perder.
Por trás dessa história toda não há apenas a transmissão do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Há bilhões de reais de faturamento publicitário que a Globo pode perder se o futebol for para a Record, há o risco real de a liderança se deslocar para a televisão do Bispo. Há uma briga que envolve interesses tão grandes que nós, pobres mortais, só podemos imaginar - e nunca saber os detalhes.

Numa guerra dessas, o que importa é a vitória. Nenhum dos lados entra para perder. É um vale-tudo do qual participam desde estrategistas renomados e soldados anônimos até os mais desprezíveis traidores. Daria uma boa novela, do tipo dessas que a Globo gosta de exibir antes do futebol.

P.S.: A desculpa do presidente do Santos, tido e havido como o suprassumo da modernidade, para mandar embora o técnico Adilson Batista é exemplo acabado do tipo de gente que dirige o futebol brasileiro. Segundo disse, mandou embora o treinador para poupá-lo da pressão "terrível" da torcida. Quanta bondade!


NOTA BOTOCUDA

Golpe, a Globo? Que é isso?... ela é uma emissora que só pensa no povo brasileiro e nunca no poder econômico. Séria, íntegra, sem mentiras, sem apelação, sem baixaria, mostrando somente a verdade e as boas coisas. O autor está sendo preconceituoso e maldoso.

Um comentário:

  1. E eu confesso que ainda não consegui entender a briga ainda!

    Tomara que não transmitam futebol. A Globo costuma passar bons filmes na quarta à noite quando a bola não rola...

    ResponderExcluir