* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Forum Social Mundial 2012


Marco Weissheimer, RS Urgente

O secretário estadual da Cultura (RS), Luiz Antonio de Assis Brasil, e o governador Tarso Genro receberam ontem à noite, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, um grupo de músicos, atores, artistas plásticos, jornalistas, blogueiros, escritores e ativistas do software livre para uma conversa informal sobre o Fórum Social Mundial. Em janeiro de 2012, Porto Alegre deverá sediar uma edição temática do FSM, preparatória à conferência Rio+20 que ocorre em maio do próximo ano. A cidade e o Estado do Rio Grande do Sul são candidatos também a receber a próxima edição do Fórum Social Mundial em 2013. A decisão deve ser tomada no final de maio deste ano, durante reunião do Conselho Internacional do FSM em Paris.

Durante este ano, já podem ocorrer alguns debates preparatórios para esses encontros. A confluência de acontecimentos dramáticos e graves em escala mundial está reatualizando a agenda do Fórum. A eleição de Obama nos Estados Unidos, a crise financeira de 2008-2009 e seus efeitos sobre a economia da maior potência do mundo e sobre importantes países europeus aparecem hoje em meio a um furacão que pode estar apenas começando, alimentado pelas revoltas populares no Oriente Médio e norte da África e, agora, pelo devastador terremoto seguido de tsunami no Japão, que acabou por gerar uma crise nuclear. Esses eventos começam a se interligar cada vez mais, especialmente na área da economia. A Bolsa de Valores no Japão já registra fortes quedas, impactando outros países na Ásia e em todo o planeta. Não se trata mais exatamente de debater um “outro mundo possível”. Afinal, o planeta está passando por mudanças muito significativas neste início de 2011, cuja direção ainda não é clara.

O FSM tem a responsabilidade de debater essas mudanças de acordo com sua agenda fundadora em favor de um outro padrão de globalização. Porto Alegre e o Rio Grande do Sul poderão ter, mais uma vez, a oportunidade de sediar esse debate de importância e dimensão mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário