* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 8 de março de 2011

SYL - Fabricante de autopeças fecha unidade de São Bento do Sul

publicado no jornal A Gazeta de hoje

A ressaca de carnaval pode trazer muito mais do que dor de cabeça para cerca de 130 são-bentenses. Na sexta-feira eles encerraram o expediente como sempre fizeram, na SYL, empresa fabricante de sistemas de freios para veículos, e agora, quando retornarem na quarta-feira ao trabalho, serão oficial­mente informados sobre o fechamento da unidade em São Bento. Durante o final de semana e ontem, todos os equipamentos foram retirados do barracão alugado da Artefama, no bairro Lençol.

A empresa, com sede em São Pau­lo, estava numa disputa judicial com a Artefama (fabrica de móveis – em recuperação judicial) por conta do barracão onde funcionava. Alugado pela Prefeitura, como incentivo à instalação do novo negócio na cidade, a SYL investiu no imóvel e tinha interesse em comprar, mas havia divergência nos valores. A empresa paulista chegou a oferecer R$ 2 milhões, mas a Artefama pedia R$ 2,5 milhões. Sem acordo, a SYL então decidiu desmontar os fornos e concentrar suas atividades em São Paulo.

Atualmente trabalhavam na unidade 130 pessoas, mas a previsão era chegar a 500 empregos até o final do próximo ano. Para isso, até mesmo um terreno já havia sido comprado pela em São Bento, onde seria construído seu parque febril. Agora, além de encerrar as atividades na cidade, a empresa paulista deve colocar à venda o imóvel.

Quanto aos funcionários, todos os direitos trabalhistas serão integralmente pagos, mas, isso não resolve muita coisa, afinal, terão de procurar outra coisa pra fazer. Amanhã a direção da SYL - Sistemas de Freios e uma equipe da Prefeitura devem convocar coletiva com a imprensa para informar oficialmente todas as decisões.

Nota botocuda

Nas ultimas semanas eu vi carros da SYL - SISTEMAS DE FREIOS rondando a prefeitura de Rio Negrinho. Vai saber se não estão negociando se instalar no município vizinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário