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segunda-feira, 21 de março de 2011

Autos elétricos - devagar, quase parando

foto - carro elétrico de Edison, 1913

Regina Scharf, no Página 22

O presidente Barack Obama, que expressou desejo de ver 1 milhão de carros elétricos em circulação até 2015, talvez tenha de esperar. As vendas dos dois modelos lançados no ano passado por grandes montadoras estão devagar, quase parando, nos Estados Unidos. O Autobloggreen, um blog que mapeia a evolução dos veículos de baixo impacto ambiental, verificou que foram vendidas apenas 281 unidades do Volt, produzido pela General Motors/Chevrolet, no mês de fevereiro. Segundo o Autobloggreen, as vendas do Leaf, modelo elétrico da Nissan, foram ainda piores. Apenas 67 unidades saíram das concessionárias norte-americanas em fevereiro.

Se os carros despertam pouco interesse, não é por falta de qualidades. O Volt é capaz de percorrer até 64 quilômetros graças à sua bateria elétrica e depois aciona um motor convencional a gasolina, que permite percorrer mais 500 quilômetros sem abastecer. Exclusivamente elétrico, o Leaf tem uma autonomia de 161 quilômetros.

Os números das concessionárias apenas confirmaram a tendência pífia registrada no mês anterior. A General Motors chegou a argumentar que estes números são atípicos, pois teria havido um desabastecimento por atraso na produção, e que as vendas do Chevy Volt deverão superar 10 mil unidades até o fim do ano. Mas os partidários de formas mais limpas de transporte estão preocupados.

Um dos prováveis motivos das vendas aguadas é o preço desses carros. O NissanLeaf sai por US$ 25 mil, o Chevy Volt quase US$ 33 mil. Para efeito de comparação: o Toyota Prius, um híbrido bastante bem sucedido nos Estados Unidos, é ligeiramente mais barato – sai por pouco menos de US$ 23 mil – mas um Honda Civic, veículo convencional de porte comparável, sai bem mais em conta. Você pode comprar um Civic zero por menos de US$ 16 mil. Além disso, o preço da gasolina, embora alto, não está no patamar exorbitante de anos atrás.

Apesar do desânimo do mercado, os carros elétricos continuam na mira de muitas outras montadoras. A Ford, por exemplo, apresentou ao mercado seu primeiro elétrico em janeiro. O Focus é similar ao modelo da Nissan – também não tem um motor a gasolina que lhe sirva de estepe. Ele deverá começar a ser distribuído no mercado norte-americano no final do ano. A Mitsubishi tem anunciado que seu elétrico i-MiEV será comercializado a partir do ano que vem. E a Mercedes-Benz já produziu dois modelos elétricos, que estão sendo fabricados em pequena escala.

Um comentário:

  1. Do ponto de vista nerd o carro elétrico (híbrido ou puro) é incrivelmente interessante, mas infelizmente ele está sujeito à lei de Lavoisier: energia não se cria, apenas se transforma. Mover um automóvel de 1.5 tonelada, que via de regra é utilizado para transpotar 1 pessoa que pesa 75kg em média, gasta a mesma energia não interessa o tipo de motor.

    Então, no longo prazo, a coisa acaba se equivalendo, como o álcool e a gasolina na presença do carro flex. Um automóvel híbrido econômico vai acabar é viabilizando mais SUVs... O mercado se auto-regula, mas não produz mudanças qualitativas por si só.

    Pessoalmente vejo grande mudança qualitativa na bicicleta elétrica. E esta já pegou pra valer (na China).

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