* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 2 de março de 2010

AGESAN - SC Uma tragédia anunciada


O Grito dos Poluídos

Notas de Ana Echevenguá

O sul é destaque na indústria nacional do turismo”, segundo a presidente da Embratur, Jeanine Pires: “Destino contumaz de eventos e feiras de negócios, a região atrai turistas diferenciados, que gastam mais do que aqueles que buscam somente lazer, sombra e água fresca”.

Ela está certa: quem quiser água fresca precisa procurar outros mares. Santa Catarina só investe em propaganda turística; seduz o turista com as belezas naturais, que destrói rotineiramente, e não investe em saneamento básico.

[...]

O governo estadual não tem vergonha de admitir que todos os rios de Santa Catarina recebem esgoto. A ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - apurou que“apenas 8% dos 293 municípios possuem coleta e tratamento de esgoto sanitário, índice bem abaixo da média nacional (19%). (...) quatro milhões de catarinenses, residentes em área urbana, não dispõem de destino adequado para o esgoto sanitário e o despejo de dejetos nos mananciais de águas superficiais e subterrâneos chega a 576 milhões de litros por dia”.

Mas as notícias eleitoreiras aparecem: agora, para os municípios com até 10 mil habitantes e sem rede de esgoto sanitário adequada, o governo estadual poderá custear a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico. Ou seja, vai promover audiências públicas, ouvir o óbvio e ajudar a colocar o problema no papel.

Resta claro que ninguém quer soluções! Embora os dados sobre os problemas de saúde advindos da falta de saneamento básico sejam conhecidos, cerca de 80% do esgoto produzido no Brasil não recebe tratamento. O IBGE, em 2005, divulgou que 2.500 crianças menores de 5 anos morriam, ao ano, por diarréia (doença típica de áreas sem saneamento). Eram 210 crianças por mês, 07 por dia. O número deve ser bem maior hoje.

Segunda-feira, 01 de março de 2010 – Blog do Moacir Pereira


Nova Agência Reguladora de Saneamento Básico de SC

Comissão Especial da Assembleia marcou para o dia 5 de março prazo para os cinco Diretores da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) apresentaram a documentação. No dia 9 de março serão submetidos à oitiva perante a Comissão. Os cinco Diretores indicatos são: Sérgio Grando, Diretor Geral; Silvio Cesar dos Santos Rosa, Diretor de Regulação e Fiscalização; José Ari Vequi, Diretor de Relações Institucionais; Içuriti Pereira da Silva, Diretor Administrativo; e Marco Antônio Koerich de Azambuja, Diretor Jurídico.


AGESAN – Tragédia anunciada


Amilton Alexandre – pescado aqui

Santa Catarina tem índices africanos de saneamento básico. Nosso estado está no ranking dos estados com maior poluição de cursos d’água com poluição de esgoto doméstico e industrial.

Não é de hoje que a sociedade catarinense clama por mais investimento na área de saneamento básico. A vinda de uma agencia reguladora estadual, além de ser uma necessidade legal, seria um instrumento para melhorar a gestão do saneamento em Santa Catarina.

O que faz o governo mais corrupto da história de Santa Catarina? Com maioria folgada na ALESC, encaminha relação de nomes para compor a agência reguladora. Entre os nomes, está Sérgio Grando, um político especialista em ganhar eleições sem voto. Grando enquanto deputado suplente, votou tudo que o Luiz Henrique mandou, até o famigerado Código Ambiental Moto-serra. Outra figurinha carimbadíssima nos subterrâneos da política catarinense é Içuriti Pereira da Silva, considerado o homem da mala do LHS. Sua especialidade é legislação para jogos de azar.

Içuriti não tem serviços prestados, tem prontuário. Essa agência reguladora, com essa composição vai com certeza ser um entrave para o desenvolvimento de uma política pública visando mudar o quadro desolador da situação do saneamento básico, contaminação de águas e danos ambientais irreversíveis em nosso estado.

Comentário:

Nem tudo está tão ruim que não possa ser piorado!... Então tá... Seremos regrados pelos sem regras... preparemo-nos para as famigeradas discricionariedades ... claro!


Atualização 03/03 às 9:47 - retirado daqui - Observem o destaque no texto

Adivinhem quem está de volta? Sim, o Çuçu reaparece para assumir mais um cargo público. Desta vez ele será um dos diretores da recém-criada Agesan, Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de SC. Pois o Içuriti Pereira assumirá como diretor administrativo. Ele é peça estratégica do PMDB, onde ocupa o importante cargo de tesoureiro do partido. Como estamos em ano eleitoral, o momento é ainda mais especial. Çuçu teve saída estratégica da Codesc, onde tentaram legalizar a jogatina. Agora ganha uma boquinha pública para mais cinco anos.

Um comentário:

  1. Sérgio Grando foi um dos melhores prefeitos de Florianópolis, foi prefeito sem votos? Favor explicar.

    ResponderExcluir