* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 30 de março de 2010

As coisas na charmosa vila de São Bento vão de mal a pior

Nota do jornal A Gazeta de hoje, 30/03/2010

As coisas aqui na nossa charmosa vila de São Bento vão de mal a pior. A administração do prefeito Magno Bollmann, que sempre posou de ambientalista, embora estivesse sempre a serviço de outros interesses, que não ao da preservação ambiental, agora mostra realmente ao que veio.

Desmontou a Secretaria de Meio Ambiente e a reduziu a um mero departamento secundario atrelado à Secretaria de Agricultura. Isso dá a exata dimensão de que se pensa na alta cupula da administração publica atual em termos ambientais para a cidade. Voltaremos a ser uma colonia agricola como nos tempos da fundação da cidade e o meio ambiente deve se subordinar a essa diretriz básica: a floresta deve ser derrubada para dar lugar às roças.

Os programas ambientais que se promove pela administração municipal agora se reduzem a campanhas localizadas, de baixissimo impacto e nenhuma solução de continuidade (veja foto que ilustra esse post – clique para ler). Não se ouve falar de politicas publicas consistentes na direção de resultados a longo prazo.

Esse descaso também produz pérolas como uma nota no sitio da PMSBS na web, que descreve ações no rio Vermelho/Humboldt, que pode ser lido aqui. O texto, também reproduzido na pagina 7 da mesma edição do jornal A Gazeta de hoje, é uma conversa fiada sem fim, além de não dizer absolutamente nada.

Fala de um mega-projeto no fantástico valor de R$ 170 mil em que vagamente se deduz se realizará uma dragagem no rio. Descrevem coisas completamente estapafurdias como dragar 3,5 metros de profundidade (???-1) – em que extensão do rio?... pois tem 9 km até o ponto de captação. Justificam afirmando que a capacidade de abastecimento foi reduzida em 10.000 m³ (???-2). Que diabo é isso? Capacidade de abastecimento se define pela vazão do rio não pelo volume armazenado. A vazão nominal do rio tecnicamente se admite como 0.6 m³/segundo, mas que desde outubro do ano passado está muito acima de 2 m³/seg e não baixou disso.

O texto em pauta é emblemático pois começa falando de falta de água na região. O dia em que faltar água em São Bento do Sul (que se situa em área de cabeceiras de manancial de grande expressão), todos os administradores publicos desse municipio deverão ir para a cadeia e a chave ser jogada fora.

Pelo mote da noticia, muito provavelmente trata-se de um movimento para incutir pânico na população (perigo de vir a faltar água), visando algum movimento escuso no futuro. A tatica tucano-liberal de quebrar para entregar a aliados, como estamos assistindo com os serviços de saude. Isso é recorrente.

Na outra ponta (voltando a noticia da foto que ilustra nosso post) temos um legislativo completamente perdido, vereadores querendo visibilidade sobre si, buscando fatos ambientais com essa finalidade, mas voam (literalmente, nas asas da Panair) completamente às cegas. Eu gostaria de saber o que é que esses dois vereadores, altamente "especializados" na causa ambiental, vão ver em termos de reciclagem que ainda não se sabe por aqui? Qual é o pulo do gato que trarão? Esperemos!

Seria muito mais produtivo que vereadores nada afeitos da problemática ambiental se esforçassem, por exemplo, para colocar o aterro sanitário de São Bento para funcionar finalmente, visto que está concluido há mais de um ano e ainda não está sendo utilizado. O lixo de São Bento ainda está sendo enviado para o municipio de Mafra a um custo extorsivo. A população paga tudo... as viagens de recreio dos vereadores (1) e os custos da ineficiencia generalizada que se vê por ai.

A prefeitura também poderia vir a publico explicar o que se passa com o aterro sanitário largado às moscas, ao invez de escrever artigos esdruxulos a respeito de “não-fatos” como esse post ridiculo em seu site sobre o “projeto” no rio Vermelho/Humboldt.


Atualização às 15:57

(1) Eu soube que a comitiva para buscar novas tecnologias de reciclagem, é composta pelos 2 vereadores, com os respectivos assessores e mais um assessor avulso de um terceiro vereador, num total de 5 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário