* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A verdade dói, não é?

Hoje, o portal Terra publica uma entrevista do presidente Lula aos repórteres Bob Fernandes, Antonio Prada e Gilberto Nascimento, onde diz o que todo mundo sabe mas, justamente por isso, não publica: a mídia brasileira pertence a uma oligarquia. O que ela defende, portanto, não é a liberdade, mas os seus privilégios.

O original está aqui, no Terra, para quem puder ler toda a entrevista. Vale a pena. E é muito bom, no momento em que há uma espetáculo de dirigismo empresarial na imprensa, ver três jornalistas cumprindo seu papel de ouvir e transmitir a informação e as opiniões do presidente da República, sem truques, sem deformações, sem intrigas e meias-palavras.


Parabéns ao Terra, a Bob, Gilberto e Antonio, pelo serviço público que prestam à sociedade. E por nos fazer crer em como a liberdade de imprensa, a boa e velha liberdade, ainda é o melhor remédio para todas as formas de manipulação.

Um trecho, sobre o momento eleitoral:

O que eu acho extremamente importante é que nesse processo eleitoral, a gente precisa primeiro ter muita cautela.
.
Esse é o momento de um time que está ganhando de dois a zero. O adversário está dando botinada, está chutando no peito, está chutando na canela, o juiz não está apitando falta e nós não podemos perder a cabeça, porque o que eles querem é expulsar alguém do nosso time, para a gente ficar em minoria.

.
Então, agora é muita cautela, vamos fazer troca de passes entre nós, vamos fazer a bola correr. Como dizia o Parreira, quando estava dirigindo o Corinthians, nós vamos ficar dominando a bola, ou seja, o tempo que a gente estiver com a bola é o tempo que a gente não toma gol...

Luis Inácio Lula da Silva
.

Matou a Pau!

3 comentários:

  1. A máscara caiu quando tentaram puxar o tapete do Terra, que mantém um excelente site de notícias, blogs e e-zines, bastante plural (tem desde Cláudio Lembo até a Caros Amigos). Vieram com aquela história da obrigatoriedade de capital nacional.

    A única razão concebível para limitar o capital de uma empresa jornalística a nacionais, é a possibilidade do governo "apertar" as respectivas pessoas físicas, como aliás estão fazendo na Argentina, neste momento.

    Sempre achei que quanto mais diluído internacionalmente o capital de qualquer empresa, melhor. Taí a prova. E se for concentrado na Inglaterra, melhor ainda :) todas as notícias "sérias" veiculadas pelos grandes jornais e televisivos ou vêm da Reuters (*) ou da BBC...

    (*) A Reuters é tão frequentemente mencionada em televisivos que eu adotei como truque para ensinar as pessoas a pronunciar meu sobrenome. "É como aquela agência inglesa de notícias -- Róiters".

    ResponderExcluir
  2. Elvis, sem duvida essa opção que vc defende, de internacionalizar as comunicações, é uma idéia que pode (e deve) ser considerada e discutida, mas eu acho que é um fumo meio forte.

    Sei lá... nessas horas aparece aquele meu diabinho nacionalista e fica me cutucando aqui com o seu garfinho. Entregar comunicações para estrangeiros cria uma serie de vulnerabilidades difíceis de contornar. Já chega que toda o sistema de comunicação do exercito brasileiro já está à mercê da Embratel, empresa de capital mexicano (ou de laranjas cucarachas).

    Mas isso deve ser discutido nos fóruns específicos que se formarão para redefinir a s comunicações no Brasil do século XXI, que os oligarcas da velha mídia se recusam a participar por temer (com razão) que vão perder varias tetas gordas em que mamam atualmente.

    ResponderExcluir
  3. É, isso é um pouco mais complicado. Foi um "stream of consciousness" pois fico genuinamente revoltado com essa perseguição ao Terra, onde muitos amigos meus trabalham e que faz um surpreendente jornalismo de qualidade, apesar do ramo deles ser... provedor de Internet!

    ResponderExcluir