* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

domingo, 19 de setembro de 2010

Alvino Ziebarth – o escultor autodidata

Hoje, 19 de setembro de 2010, marca o centenário de nascimento de meu avô, falecido já em 1983.

Artista e meio inventor maluco, não é muito conhecido do grande público, por isso resolvi colocar uma pequena biografia do homem aqui na internet.

Por acaso também, foi meu mestre nas artes plásticas e nas lidas em marcenaria e tecnologia da madeira.

Alvino Ziebarth nasceu na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina, em 19 de setembro de 1910. Seu avô, Friedrich Ziebarth, havia imigrado da Europa criança ainda, com 5 anos, em 1858, acompanhando os pais, Daniel Ziebarth e Maria Else (Elizabeth?) Passer Z. Viajaram no veleiro de três mastros "Emma". A família se fixou inicialmente em Joinville.

Eram pomeranos, originários de Müggenburg, um pequeno burgo no distrito rural da cidade de Heinrichsruh, na região administrativa Uecker-Radow, oeste do moderno estado alemão de Mecklenburg-Vormpommern. Fica muito perto da atual fronteira polonesa e da grande cidade de Stettin (Szczecin), hoje pertencente à Polônia. O burgo de Müggenburg não existe mais nos dias de hoje, desapareceu provavelmente em conseqüência das guerras do século XX, mas Heinrichsruh ainda permanece. Naquele tempo essa região pertencia à Prussia.

Em 1876, toda a família Ziebarth subiu a serra e vieram se fixar na nova colônia de São Bento, adquirindo os lotes de n.ºs 144 e 151 da Cia Colonizadora de 1849 - Hamburgo. Esses terrenos ficavam...

Leia a biografia e veja mais fotos de suas obras aqui



Um comentário:

  1. Legal, a eleição vai passar e vc vai voltar a escrever estes textos que tanto me fazem feliz :)

    ResponderExcluir