* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A cabeça cubana de Yoani Sánchez



Cronicas do Motta


A cabeça da cubana Yoani Sánchez deve estar uma confusão só neste momento.
Ela, que mantém um blog famoso em todo o mundo por dizer que Cuba é um presídio a céu aberto, recebeu o visto de entrada no Brasil, para onde foi convidada a vir pelos produtores de um documentário que conta com a sua participação. Por esses dias deverá receber a resposta do governo de seu país sobre se poderá deixá-lo para a viagem. Em outras ocasiões, a permissão para a saída foi negada. Desta vez, parece que as autoridades cubanas vão permitir que ela saia.


Yoani, que já viveu fora de Cuba por algum tempo - ela morou na Suíça -, deveria então estar feliz da vida. Se de fato vier ao Brasil, terá a opção de ficar alguns dias aqui, dar um monte de entrevistas, dizer para todos os repórteres que Cuba é aquele inferno que descreve em suas crônicas, ir à praia, tomar caipirinha, observar a tremenda desigualdade social brasileira, conversar com os camaradas do DEM, do PSDB e do PPS, se inteirar sobre como funciona a nossa democracia, gozar, enfim, de mais um momento de glória nessa sua vida de tenaz resistência à opressão.


E depois tomar um avião de volta para o que considera seu pesadelo cotidiano.
A outra opção que tem é fazer tudo isso e pedir asilo político ao Brasil. É quase certo que, dessa forma, criaria uma crise entre o governo brasileiro e o cubano, mas que, no fim, ficaria por aqui, com a condição de não falar mais, publicamente, sobre política. Claro que continuaria com o seu blog, e lá continuaria a escrever o que bem entendesse sobre o país que teria abandonado.


Yoani é festejada no mundo inteiro por aqueles que enxergam em Cuba apenas mais uma ditadura execrável.


Já os que veem a ilha sob outros olhos e admiram tanto a coragem com que seu povo vem resistindo a um cerco implacável da maior potência mundial, como os notáveis avanços sociais que foram feitos depois que Fidel e sua turma botaram a camarilha de Batista para correr, acham que a moça não é tudo isso, que ela não age apenas por interesse ideológico ou patriótico, e sim movida a bons, fartos e constantes dólares, a soldo da notória Agência Central de Inteligência, a famosa e nebulosa CIA.


Mas seja lá o que ela for, se Yoani vier mesmo ao Brasil, que seja bem recebida por todos os que a cultuam ou a desprezam.


Pois ela é, para ambos os lados, um exemplo vivo do melhor e do pior do ser humano, uma corajosa idealista ou uma vil traidora mercenária.
Pois no seu caso, não há meio termo, nenhuma graduação cromática ou de caráter.
Os interesses que a cercam são muito fortes para que ela seja apenas mais uma ingênua criatura de passagem pelo mundo.

Um comentário:

  1. Como disse um amigo meu, esquerdista de carteirinha: "O Ocidente é hipócrita, mas Irã, Cuba e Venezuela já deram pra bola. O fato é que ninguém quer mudar pra lá."

    Não dá pra ficar relativizando que nesses lugares a banda toca estranho.

    Que em todo lugar há violações de direitos humanos? Há, e muito mais do que seria desejável. Mas isto é freqüentemente usado como argumento "tu quoque". O regime militar dava a mesma desculpa na sua época. É como dizer que tem corrupção na Alemanha, então é igualzinha ao Brasil (*).

    ResponderExcluir