* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A Libia agora está assim



por Fernando Brito, no Tijolaço do Brizola Neto

O excelente site Opera Mundi publica matéria sobre o relatório da Anistia Internacional relatando os abusos das milícias que assumiram o poder na Líbia, com a derrubada de Muammar Ghadaffi. Reproduzo um trecho:
De acordo com um relatório divulgado pela Organização, as milícias atuam com impunidade e criam insegurança para a reconstrução das instituições do país.
“Há um ano, os líbios arriscaram a vida para exigir justiça. Hoje, suas esperanças se vêem prejudicadas por milícias armadas ilegais que pisoteiam os direitos humanos com impunidade”, aponta o relatório.
Denúncias da AI apontam que os grupos armados estariam detendo ilegalmente pessoas que apoiavam o governo de Kadafi. Além disso, as milícias estariam torturando os detidos, o que em alguns casos estariam levando-os, inclusive, à morte.
Para compor o relatório, a AI esteve e 11 instalações de detenção no centro e no oeste da Líbia durante janeiro e o início deste mês. As prisões são utilizadas pelas milícias e a ONG afirma que pode comprovar através de relatos que diversos detentos foram torturados e maltratados no local.”
Fui ler o relatório – que está aqui, em inglês - e as histórias são, realmente, terríveis. Esta foto do post, tirada de lá, fala da perseguição aos negros – são muitos, na Líbia, emigrados do Sudão e do Niger – e da expulsão de 30 mil moradores da aldeia de Tawargha, próxima a Misratah, em campos de refugiados, pois suas casas estão sendo depredadas e incendiadas e, alguns deles, agredidos e mortos.
Mas, desta vez, e com toda a liberdade para a imprensa ocidental percorrer o país, parece que as redes mundiais de comunicação e os governos ocidentais  não se comovem com o sofrimento. Otan boa é só para instalar governos “amigos” nas terras petroleiras.

NOTA BOTOCUDA
Eu ja sabia que ia acabar assim. Agora vamos para a Siria, depois o Irã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário