* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bola de Cristal – o caso da privatização dos aeroportos




Maçarocada analítica com elementos tirados do blog doNassif e de seus comentaristas José Maia, Tioalb e Iza


Alguns pontos que precisam ser acompanhados de perto, na questão dos aeroportos privatizados.

De acordo com o jornal o Valor os valores previstos no pagamento da outorga são superiores ao caixa anual gerado teoricamente pelos aeroportos.

Em pelo menos dois casos – Brasília e Guarulhos – o consórcio vencedor tem sócios problemáticos. No caso de Brasília, um grupo argentino que – segundo o Valor – tem histórico de não cumprimento de obrigações contratuais; no caso de Viracopos, uma empresa endividada que venceu licitação de concessão de rodovias paulistas e não conseguiu depositar as garantias exigidas.


____________________________

Temos que lembrar que aeroporto é monopólio e não exportável, com clientela garantida. É a maior segurança que se pode ter para um capital. Depois é só ajustar os preços e o lucro estratosférico começa a chegar e a ser remetido para as sustentar as aposentadorias nas matrizes dos sócios estrangeiros. Duplicando ou triplicando o valor de todas as tarifas, seguramente o "fluxo de caixa" será muito satisfatório.

Agora é só esperar: em breve, assim como na telefonia, teremos os aeroportos mais caros do mundo!... e da-lhe preço alto. Aqui a briga vai ser por demais interessante, pois o mesmo pessoal que reclamou até se descabelar dos aeroportos (caos aéreo, em feriado fica impossível viajar de avião, blábláblá...) vai pagar a conta das melhorias. E vai reclamar de novo: que os serviços não melhoraram, como a internet banda larga, wireless que não funciona ou é cara demais, que os horários não são respeitados, etc, etc...


____________________________

NOTA DE ATUALIZAÇÃO E ESCLARECIMENTO – 08/FEV 10:57





A melhor discussão sobre a privatização dos aeroportos está nos comentário deste post aqui no blog do Nassif. Atenção, é nos comentários dos leitores, não no post de abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário