Maçarocada analítica com elementos tirados do blog doNassif e de seus comentaristas José Maia, Tioalb e Iza
Alguns pontos que precisam ser acompanhados de perto, na
questão dos aeroportos privatizados.
De acordo com o jornal o Valor os valores previstos no
pagamento da outorga são superiores ao caixa anual gerado teoricamente pelos
aeroportos.
Em pelo menos dois casos – Brasília e Guarulhos – o
consórcio vencedor tem sócios problemáticos. No caso de Brasília, um grupo
argentino que – segundo o Valor – tem histórico de não cumprimento de
obrigações contratuais; no caso de Viracopos, uma empresa endividada que venceu
licitação de concessão de rodovias paulistas e não conseguiu depositar as
garantias exigidas.
____________________________
Temos que lembrar que aeroporto é monopólio e não exportável,
com clientela garantida. É a maior segurança que se pode ter para um capital.
Depois é só ajustar os preços e o lucro estratosférico começa a chegar e a ser
remetido para as sustentar as aposentadorias nas matrizes dos sócios
estrangeiros. Duplicando ou triplicando o valor de todas as
tarifas, seguramente o "fluxo de caixa" será muito satisfatório.
Agora é só esperar: em breve, assim
como na telefonia, teremos os aeroportos mais caros do mundo!... e da-lhe preço
alto. Aqui a briga vai ser por demais interessante, pois o mesmo pessoal que
reclamou até se descabelar dos aeroportos (caos aéreo, em feriado fica
impossível viajar de avião, blábláblá...) vai pagar a conta das melhorias. E vai
reclamar de novo: que os serviços não melhoraram, como a internet banda larga,
wireless que não funciona ou é cara demais, que os horários não são
respeitados, etc, etc...
____________________________
NOTA DE ATUALIZAÇÃO E ESCLARECIMENTO – 08/FEV 10:57
A melhor discussão sobre a privatização dos aeroportos está
nos comentário deste post aqui no blog do Nassif. Atenção, é nos comentários dos
leitores, não no post de abertura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário