* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cataratas do Iguaçu e Alvar Nuñes Cabeza de Vaca



do pesquisador e amigo Fabio K. Nunes, via email





Hoje, 31 de janeiro, o Google lembrou através da ferramenta Doodle (logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas), a Descoberta das Cataratas do Iguaçu por Álvar Núñez Cabeza de Vaca.


São exatamente 470 anos que a expedição de 250 homens, 26 cavalos, dois frades franciscanos, mais alguns índios e o próprio Cabeza de Vaca saíram da ilha de Santa Catarina no dia 18 de outubro de 1541 e começaram a longa caminhada pelo interior do continente a partir do rio Itapocu no litoral norte do estado de Santa Catarina no dia 02 de novembro do mesmo ano. 


Foram praticamente três meses caminhando durante 27 dias pela região nordeste do estado de Santa Catarina e mais 60 dias aproximadamente pelo interior do estado do Paraná até chegarem com quase toda a expedição no dia 31 de janeiro nas cataratas do rio Iguaçu. Depois de contornarem as quedas da água, a expedição chegou  no dia 11 de março ao seu destino final que era a cidade de Assunção, no Paraguai.


Sobre a parte documental relatada por Álvar Núñez Cabeza de Vaca em relação às cataratas do Iguaçu, estou disponibilizando num texto publicado no blog  Professor Herói, explicando principalmente as versões dadas pelo espanhol quando de passagem pelo local com o restante da expedição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário