* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

História de Santa Catarina – Cia Jensen de Blumenau



Vou focar a história dessa empresa, pois tem um documentário de boa qualidade no VocêTuba e porque faz parte da minha infância, quando morei em Blumenau entre 1960 e 1967. Em casa recebíamos leite em garrafas, da qual conservei uma, que ilustra este post (1).

E Cia Jensen comercializava produtos com a marca Frigor e era considerada uma portência no Vale do Itajaí nas décadas de 50/60, como os vídeos de 1963, quando a companhia estava em seu apogeu, atestam.

Foi fundada em 1872 e destacou-se no início do século passado pela produção agrícola e pecuária. Nesse cenário, a Companhia Jensen surgiu como expoente na produção de leite pasteurizado, lacticinios e derivados de carne suína. Produtos como banha e embutidos tornaram o nome da empresa conhecido em todo o país. A companhia foi a responsável por lançar pela primeira vez, em Blumenau, o leite embalado em pacote de plástico de 1 litro.

Em 1984, porém, a empresa enfrentando dificuldades de toda ordem, acabou por ter sua falência decretada.  O que será que aconteceu?...






NOTAS


(1) até enchi a garrafa com água misturada com maizena para simular leite para bater  fotos... o que o caboclo não faz pra produzir um post de blog!?... Uma garrafa dessa estão pedindo R$ 85 no mercado livre... Vixe, eu hein?...


Nenhum comentário:

Postar um comentário