Jim Witkin, no New York Times
O que acontece com as baterias no fim do seu ciclo de uso em um veículo tornou-se preocupação frequente na fabricação de carros elétricos. A imagem de uma bateria com vazamento de produtos químicos em um aterro sanitário é inquietante para muitos potenciais compradores.
Mas algumas montadoras estudam como reutilizar as baterias descartadas e aproveitar o que ainda exista de útil nas células.
Efe |
Chevrolet Volt tem motor elétrico movido a bateria |
GM e Nissan estimam que as baterias de seus modelos elétricos (Volt e Leaf, respectivamente), após dez anos de uso, ainda tenham 70% de sua vida.
Entre os planos de reciclagem, uma opção em estudo é reutilizar baterias ainda com vida útil como fonte auxiliar de energia elétrica para serviços públicos e residências.
De acordo com a GM, uma unidade de força com 33 pacotes de bateria do Volt poderia armazenar energia suficiente para abastecer 50 casas --durante um apagão, por exemplo-- por quatro horas.
A GM está trabalhando com a ABB Group, especializada em tecnologias de potência e automação, no reúso de bateria.
As duas empresas demonstraram nesta semana, em um laboratório na Carolina do Norte (EUA), um sistema de armazenamento em estágio inicial utilizando um inversor elétrico da ABB elétrico um pacote de bateria do Volt.
"Nossa meta sempre foi uma demonstração de campo com uma bateria usada e eletrônicos apropriados para apoiar a rede elétrica", afirma Sandeep Bala, engenheiro de pesquisa da ABB.
O plano é construir um protótipo que demonstre a viabilidade de armazenar e distribuir em rede a energia de baterias de veículos elétricos e incluir sistemas de energias renováveis, como a extraída do vento ou da luz solar.
"O cliente do Volt é muito focado no ciclo de vida da bateria e, porque as células foram projetadas para serem muito robustas, há ainda uma quantidade de vida muito significativa da bateria após dez anos de uso do carro", ressalta Pablo Valencia, gerente da GM para gestão de baterias.
A Nissan também iniciou um programa que inclui opções de reutilização e reciclagem. Com a Sumitomo Corporation, a montadora desenvolve, desde 2009, dispositivos compatíveis com as baterias do Leaf.
O sistema pode alimentar um sistema fotovoltaico residencial, e, em maior escala e conectado a um transformador, pode fornecer energia extra para um grupo de casas.
A Nissan também trabalha com a Toxco, empresa de reciclagem de bateria, no processo de descarte e reutilização dos materiais dos Leaf vendidos na América do Norte.
Mesmo caminho de outras montadoras, como a Tesla Motors, que têm parcerias de reciclagem na América do Norte e na Europa.
Texto adaptado pela Folha
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