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sábado, 21 de agosto de 2010

Horex VR6 1200, a volta magistral

Horex Imperator 400 cc – 1955

Horex, uma marca alemã de motocicletas que fez história entre as décadas de 1930 e 1950, agora ressuscita.

Antes do advento das motos japonesas o mundo motociclístico se dividia assim: BMW, Horex e Hercules da Alemanha; BSA, Triumph e Norton da Inglaterra; Indian e Harley Davidson dos EUA; Guzzi e Laverda da Itália. O resto eram motos pequenas, bicicletas motorizadas ou scooters.

A Horex, surgida em 1923, tinha status de concorrente direta da BMW, de mercado e nas pistas, mas sua fabricação encerrou em 1956. Em 1962 a fabrica foi vendida para a Daimler Benz e desmontada.

Agora, em 2010, a marca ressurge, em grande estilo. Vem com um motor V6 de 1.216cc, com a estúpida potencia de 203 HP. Transmissão por correia dentada e por ai vai...

Veja os detalhes da nova moto, aqui




3 comentários:

  1. Parafraseando o Saramago, gostar de moto deve ser uma coisa hormonal. Eu acho legal do ponto de vista técnico, por exemplo meter um motor VR6 num veículo tão leve, mas simplesmente não me sinto à vontade andando numa moto, mesmo numa Biz. Parece tão desconsertamente perigoso.

    E eu andei muito de mountain bike na vida, não competindo, mas como cicloturista, cheguei a andar 200km num dia (Joinville-SBS-Corupá-Barra Velha). Pena que era 31 de dezembro e levei uma camiseta regata, e nenhum protetor solar. Andando de bike me sinto seguro, de moto não.

    Nem deve ser um gosto genético porque meu pai tem duas motos (uma Biz para uso diário e uma Lambretta de estimação). A Lambretta ate parece mais seguro para andar, mas mesmo assim.

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  2. Em tempo, é "desconCertantemente". Damn.

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  3. É Elvis, isso é coisa de DNA mesmo. Gosto muito dessas Horex, pois qdo eu era guri, e morava em Blumenau, um vizinho nosso tinha uma. Lembro bem do símbolo da letra H no tanque e uma coroa em cima. Uma coroa igual a que tinha no meu jogo de Ludo.

    O homem trabalhava na Artex (antiga fabrica de tolhas) e ia pra a fabrica com ela. Ñ posso lembrar o modelo mas lembro do barulho (tum-tum-tum-tum) bem lento, de motor de baixa rotação. Eu achava aquela moto o máximo. Era parecida com a foto que ilustra esse post, só que aquela era bordô.

    Naquela época (inicio da década de 1960) havia poucas motocicletas, já que a moda eram Lambretas e Vespas. Só na década de 1970 é que as motos voltaram, no rastro das marcas japonesas Honda, Yamaha e Suzuki.

    Qto a colocar um motor de 200 CV numa moto também acho um exagero. O cara ainda colocou um turbo nesse motor.

    De minha parte gosto de motos pequenas (até 400cc – mas melhor até 250), pois são mais versáteis e vd vai a qquer lugar. Motos grandes vão te limitar a estradas boas e asfalto, ai vc ñ vê a metade.

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