* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 26 de novembro de 2011

Roger Agnelli - não passa de um trapalhão, agora se vê


por Fernando Brito, no Tijolaço de Brizola Neto


Quando, tempos atrás, Lula reclamou publicamente de que o então presidente da Vale, Roger Agnelli, o queridinho da mídia conservadora tinha mandado construir 12 megacargueiros no exterior e não no Brasil, houve um imenso alvoroço nos jornais.


“Intromissão estatal”, “abuso”, “interesse dos acionistas” (como se os órgãos estatais não fossem os maiores acionistas do grupo controlador da Vale!), e outras coisas do gênero. D. Roger I (e único), o imperador da Vale nunca errava. Tudo o que fazia era genial, lucrativo, inconteste.

Hoje, por dicas de nossos comentaristas, cheguei ao site de Bloomberg, e está lá a notícia:

“China rejeita meganavios de minério e mostra erro de US$ 2,3 bi da Vale”

A história, resumindo, é a seguinte: As empresas de navegação chinesas não querem que a vale, com seus supernavios, esvazie o mercado de frete no país, que já terá problemas com a crise européia. Já as siderúrgicas querem que a Vale repasse ao preço do minério a redução de custo de frete que consegue com o transporte de quantidades gigantescas, o dobro dos grandes navios de minério que hoje fazem esse trabalho. E não querem ver a Vale controlando o comércio da mina à porta da fábrica.

Os chineses, que ao contrário de certos grupos da elite brasileira, defendem os interesses de seu país, por isso, não permitiram a atracação do primeiro navio da Vale que rumava a seus portos e, segundo a matéria publicada ontem no final da noite pelo Estadão, “foi desviado para o porto de Taranto, na Itália, porque não tinha autorização para atracar na cidade chinesa de Dalian. O navio chegou até o Cabo da Boa Esperança, deu meia volta e retornou ao Atlântico.”

Isso é o resultado de uma ação empresarial auto-suficiente, que não encara seu país e seus clientes como parceiros, que não consulta seus interesses e coloca, acima de tudo, um apetite “goela grande” e se acha o maior “esperto”, que, felizmente, parece ter acabado, para a viuvez de parte de nossa mídia, com a mudança de direção da Vale.

Agora, o bom e velho Estado vai, certamente, [N.B. ter que] entrar em negociações diplomáticas para resolver o impasse junto ao governo chinês, que provavelmente exigirá concessões de parte do Brasil para dar um desfecho aceitável ao caso. E os acionistas da Vale vão ter de “segurar” os prejuízos contratuais da interrupção de contratos bilionários para a construção da enorme frota de meganavios “fantasmas”, que nunca chegarão aos portos a que se destinavam.

Compreende-se que a Vale esteja silenciosa ainda sobre o assunto. A esta hora, estão lidando com uma dúzias de batatas quentes navais, cada uma do tamanho do Pão de Açúcar. É ver o que pode ser feito com a carteira de contratos, inclusive com a negociação de sua modificação para a instalação dos estaleiros contratados no Brasil, com acordos para a Vale fornecer-lhes aço a preço de custo, evitando as multas, e diminuindo o porte das embarcações.

Vamos ver agora a claque de Agnelli, diante do “mico” mundial que está fazendo nossa – porque a Vale é uma ferramenta estratégica do Brasil – grande mineradora.

Quando Getúlio aproveitou a 2ª Guerra para, com o apoio de Franklin Roosevelt nacionalizar a Itabira Iron e transformá-la na Vale do Rio Doce, ninguém esperava que, 70 anos depois, fosse aparecer outro espertalhão a la Percival Farquhar na história da empresa.

Farquhar, como se sabe, não queria saber de siderurgia, só de exportar minério bruto. Demorou mas, um dia, foi ele o exportado.

2 comentários:

  1. É, quando o esquerdista odeia, é que nem mulher traída :)

    ResponderExcluir
  2. Eu ñ odeio nada nem ninguém... só acho engraçado. 1º elevam um cara desses à casta de quasi-deus (salário de R$ 1,3 mega) e depois, qdo aparece uma cagada dessa, os antigos idólatras(principalmente comentaristas econômicos(??) da velha midia alinhada)fazem forfait.

    Como a grande midia ñ dá nenhum destaque a uma burrada desse tamanho relegando a notinhas de canto da 8ª pagina, os blog sujos o fazem.

    ResponderExcluir