* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

WikiLeaks – a gênese do episódio dos “Aloprados”


O WikiLeaks, acontecimento recente e grande pandemônio causado no grande império do norte, para nós tupiniquins não trouxe muita novidade. Dos casos da terra abordados, quase que só veio a confirmar o que já conhecíamos, ou que tínhamos serias desconfianças de.

Vejamos uma caso pra lá de ilustrativo:

Em um vazamento recente do WikiLeaks vamos encontrar o casto e puro ex-senador Tasso “eu tenho jatinho” Jereissati, conhecido também pelo carinhoso apelido de “corrupTasso”, num tête-à-tête com um PolCouns” (Co(u)nsultor para assuntos Políticos) na Embaixada dos EUA em Brasília. Esta reunião ocorreu em 30 de agosto de 2006.

Naquela conversa amistosa, em que depois o PolCouns descreveria seu interlocutor como "Rico, polido, autocrático no seu estilo de gestão, mas centrista em sua política e pró-americano, Jereissati é sempre sincero em suas conversas...” o à época senador, guardião da nossa pátria, revela que ante o quadro que se desenha para as eleições que se aproximam (a de 2006) que ” ... tem uma janela de uns 10 a 15 dias para diminuir a confortável liderança do presidente Lula da Silva sobre o candidato do PSDB Geraldo Alckmin, e levar a sua candidatura para um segundo turno no final de outubro. O PSDB continua firme, mas Alckmin que no momento tem 27% das intenções de voto contra estáveis 50% de Lula, deve crescer drasticamente."

O que seria que o lacaio senador queria dizer com aquilo?... Não se sabe. Mas o fato é que em 15 de setembro de 2006, dezesseis dias depois da reunião do Jereissati com o Conselheiro para Assuntos Políticos dos EUA na embaixada no Brasil, a Polícia Federal prendeu em flagrante integrantes do PT, acusados de comprar um falso dossiê, de Luiz Antônio Trevisan Vedoin, com fundos de origem desconhecida. O dossiê acusaria o candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSDB, José Serra, que disputava na eleição daquele ano o governo de São Paulo, de ter relação com o escândalo das sanguessugas e também contra Alckmin que disputava com Lula na eleição daquele ano, a presidência da República.

Toda a mídia alinhada com o império do norte abriu suas baterias de canhões a fustigar o PT por esse escândalo vergonhoso. Nessa época eu, e muita gente, já desconfiava que isso só poderia ser coisa da oposição, uma armação do PSDB, o que agora, à luz do vazamento do WikiLeaks parece fazer o maior sentido. O blogueiro Antonio Mello também compartilhava essa desconfiança, tanto que em 23 de setembro de 2006 ainda, escreveu uma versão hipotética para desvendar o escândalo, que agora se mostra quase correta. Essa sacada especulativa do Mello pode ser vista aqui:

http://blogdomello.blogspot.com/2006/09/o-escndalo-do-dossi-contra-serra-e-se.html


Mas o mundo continua a girar. Com os “aloprados” foi aprendida uma boa soma de dinheiro vivo, de que até hoje não se estabeleceu claramente a origem. “De onde vem o dinheiro?...” passou a ser o bordão do candidato Chuchu Alckmin e seus acólitos. Até meus amigos de Stammtisch, filhotes de tucano sãobentenses, me faziam essa pergunta naqueles dias fatídicos. Para criar um factóide de impacto eleitoral baseado nesse episódio seria interessante que essa dinheirama pudesse ser mostrada ao distinto publico eleitor. Foi o que se tratou de conseguir.

No dia 28 de setembro de 2006, o Delegado Edmilson Pereira Bruno, munido de uma máquina digital fotográfica, dirigiu-se a uma unidade do Banco Central (guardião dos dólares) em São Paulo e à empresa Protege S/A (guardião dos reais) para fazer as fotos das pilhas de dinheiro. O delegado bateu 23 fotos, em diferentes ângulos. Depois, gravou as imagens em um CD, que foi entregue a jornalistas (da rede Globo de TV) em caráter “sigiloso”. Ocorre assim o vazamento das fotos para a opinião pública, o PT se enfurece publicamente e dispara contra o PSDB e acusa-o de estar ligado ao Delegado Edmilson Bruno.

No mesmo dia 29 de setembro de 2006, quando as fotos do dinheiro foram vazadas para a imprensa pelo delegado Bruno aconteceu o acidente com o Voo Gol 1907:

"Um Boeing 737-800 da companhia brasileira Gol Transportes Aéreos, prefixo PR-GTD, com 154 pessoas a bordo, desapareceu dos radares aéreos às 16h48min (UTC-3) enquanto cumpria a etapa de Manaus (MAO) a Brasília (BSB) do voo 1907. Os destroços do avião foram encontrados no dia seguinte, 30 de setembro, em uma área densa de floresta amazônica na Serra do Cachimbo, a duzentos quilômetros de Peixoto de Azevedo, na região norte do estado de Mato Grosso. Não houve sobreviventes (...)" (descrição da Wikipédia)

No dia do fatídico acidente com o vôo 1907 da Gol, a TV Globo deixou de transmitir no seu jornal de maior audiência o fato mais importante do dia e deu maior importância a um esquema de compra de informações relativas à eleição presidencial que aconteceria dois dias depois.

O Jornal Nacional mostrou com exclusividade, naquela data, fotos do dinheiro que seria usado pelo PT para comprar um dossiê contra o PSDB, que fora apreendido pela Polícia Federal. Já o acidente, que havia acontecido cerca de três horas antes do início do telejornal, nem sequer foi mencionado.

A eleição foi para o segundo turno. Depois que as fotos vazadas pelo delegado Bruno foram mostradas no Jornal Nacional da TV Globo, em todos os debates que aconteceram entre o Lula e Alckmin, no intervalo entre o primeiro e segundo turnos, o Alckmin sempre perguntava ao Lula: " – De onde veio o dinheiro?" [o dinheiro para a compra do dossiê que foi apreendido pelo delegado Bruno que vazou as fotos para a imprensa]. Mas no último debate na TV Globo, quando perguntado o Lula respondeu bem próximo e olhando nos olhos do Alckmin. Veja no vídeo do VocêTuba abaixo:

Lula: "- Eu acho, Alckmin, que .... o dinheiro você sabe de onde veio. Aliás, hoje, como Deus escreve certo por linhas tortas, hoje quase que a gente descobre da onde vem a trama do dinheiro, por que a secretária-geral de uma cidade do PSDB de Minas Gerais, mandou um padeiro mentir dizendo que tinha dado o dinheiro, e a Polícia Federal desvendou que era mentira. Você sabe de que só você ganhou com esse negócio do dossiê, só você, por isso... [tempo esgotado, diz William Bonner]"



O original do cabograma enviado da Embaixada americana em Brasília descrito neste post está aqui

http://www.wikileaks.ch/cable/2006/09/06BRASILIA1837.html

A tradução e um descritivo pormenorizado (num post longo) do pesquisador Stanley Burburinho, para os que não lembram exatamente do caso do “Aloprados” em setembro de 2006, pode ser visto aqui:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/wikileaks-a-genese-do-episodios-dos-aloprados

Nenhum comentário:

Postar um comentário