* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O dia que durou 21 anos

Documentário imprescindível para se entender a história recente da nossa aldeia Tupinambá. Eu sempre soube que havia envolvimento de forças ocultas externas no episódio do golpe de 1964, mas nunca tinham me dado conta de quão grande tinha sido essa interferência. Isso nunca foi claramente divulgado, nem pela imprensa (eternamente alinhada com as oligarquias locais e lacaia servil do imperialismo do north) e tampouco abordado pela historiografia.

O documentário trata basicamente do golpe em si, não sobre os 21 anos subseqüentes como aparecem no titulo e poderia deixar essa impressão. Apenas na parte 3 avança um pouco nos anos, até 1968 do AI-5 e mostra como a mascara da “democracia”, em nome de qual vieram, caiu rapidamente quando Castello Branco cancelou a eleição de 1965.

Quem não conhece os fatos mostrados nestes 3 videos não conhece a verdadeira história do Brasil. Portanto reservem um tempinho para assisti-los qualquer dia desses.

PARTE 1

PARTE 2

PARTE 3


2 comentários:

  1. Recomendo a coleção "As Ilusões Armadas", do Elio Gaspari. Como livros auxiliares: "Autópsia do Medo" de Percival de Souza; "Operação Araguaia" (esqueci o autor) e "Os Carbonários" do Alfredo Sirkis.

    Os esquerdinhas acham que o Elio Gaspari é "tendencioso", porque não fala exatamente o que eles querem ouvir. Também me divirto constatando como as resenhas leftwingers batem na tecla "Elio Gaspari, empregado da Folha De São Paulo". Quanta infantilidade...

    Um outro livro interessante, divertido até, sobre como a rusga entre "torturadores" e "terroristas" prossegue até nossos dias, mudando apenas o campo de batalha, é o "Olho por Olho", que conta a história do livro "Brasil: Nunca Mais" e depois do "Orvil", que o Exército pretendia lançar como uma espécie de resposta.

    ResponderExcluir
  2. Operação Araguaia, detalhes aqui:

    http://www.geracaobooks.com.br/releases/araguaia.php

    ResponderExcluir