O orkut continua sendo a rede social mais popular do país, mas muitos migraram para o Facebook (com direito a orkutcídio) em parte por não quererem ver o que faz alguns falar que "brasileiro é um vírus", no sentido de invadir em massa algo que está funcionando bem e fazer esse algo não mais ser aquela coisa boa e ter sua pauta escravizada por banalidades.
Quem esteve no Orkut em seus primórdios lembra-se do quão legal era, com comunidades interessantes, debates abalizados, realização dos chamados "orkontros" e gente que de fato acrescentava.
Foi alguém fazer o primeiro "o que você acha da pessoa acima?" e subitamente uma massa desistiu de agir comedidamente com critério para fazer o site do Google tornar-se o que se tornou: quase que uma maloca?!...
O orkut decaiu nos ultimos anos, sem duvida. Isso se viu nas ultimas eleições em que pouco se debateu lá e não houve nem de perto o grande “quebra-pau” que aconteceu em 2006.
Mas ainda há diversas (poucas é verdade) comunidade muito boas com um repertório de grande qualidade nos debates e informações produzidas.
Por outro lado existe uma proliferação enorme de "comunidades-lixo", do tipo: “eu amo algodão doce”, “eu amo ctrlC/ctrlV”, “Mas que porra é Hamburg-Süd?” e por ai vai...
Um debate muito bom sobre a polemica orkut x Facebook está no blog do Nassif, aqui, em que o assunto é discutido com grande propriedade. Vale a pena acompanhar a conversa, cujo artigo principal não vou reproduzir aqui, pois o melhor é justamente o barulho dos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário