* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Obsolescência programada


Documentário muito bom, para ser visto quando não tenha nada que preste (isso é – quase sempre!) na TV.

Veja como a sacanagem se formou desde os anos 1920 com a redução drástica deliberada da vida útil de lâmpadas.. Veja ainda como a Apple, tão ciosa de sua imagem “jovem” se comporta como uma velha bruxa má como a Union Carbide e como teve que voltar atrás com o rabo entre as pernas ante uma ação de depreciação de imagem levada a cabo pelos irmãos Neistat no caso das baterias do iPod. Como as primeiras meias de nylon eram resistentes e como a DuPont mandou os técnicos reestudarem todo o processo para enfraquece-las. Tem muito mais coisas interessantes nesse vídeo.

Um comentário:

  1. Um pouco revoltante não é? Bom que publicou este vídeo. Não vamos mudar a história passada, nem devemos criticar a forma como foi escrita. Como já disse em outro canto, as pessoas daquela época tiveram decisões difíceis a tomar. A divulgação do conhecimento contudo permitirá fazermos novos registros na história, novas avaliações, dia a dia, passo a passo, no sentido reverso, alterando o que for possível, mesmo que a decisão seja tão mais difícil agora quanto já foi um dia...

    ResponderExcluir