* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

É o petróleo, estúpido!


Duas notícias da mais alta importância para o futuro do país, que ficaram soterradas pelo noticiário político-eleitoral:

opinião de Carlos Motta - compartilhada por este blog


1) A Petrobras já começou a exploração comercial do petróleo da camada de pré-sal, no campo de Tupi, na Bacia de Santos. A empresa estima extrair entre a 70 mil a 75 mil barris por dia em dezembro de 2011. A produção média no próximo ano será de 50 mil barris de petróleo por dia. Em dezembro, a produção de gás natural deverá ficar entre 1,5 milhão a 2 milhões de metros cúbicos por dia.

2) As reservas no pré-sal da Bacia de Santos são ainda maiores do que se imaginava. Estimativas de uma empresa de consultoria contratada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que o campo de Libra pode ter um volume entre 8 milhões e 12 bilhões de barris de petróleo, superior às reservas do campo de Tupi, estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões. Tupi é maior jazida já descoberta no país.

Não é à toa que a oposição ao governo Lula jogou todas as suas fichas para vencer esta eleição presidencial.

Está em jogo não só a definição do modelo social do país para os próximos anos, mas, principalmente, o controle da maior fonte de riqueza das próximas décadas, a exploração da camada de pré-sal de petróleo.

Toda a operação de guerra montada pela coligação demotucana para chegar ao poder tem esse simples objetivo: não permitir que o petróleo pertença ao povo brasileiro e, dessa forma, contribua para transformar o país em uma das maiores potências mundiais. That simple!

Nenhum comentário:

Postar um comentário