* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ex-governador de Santa Catarina explora trabalho escravo


153 (cento e cinquenta e três) trabalhadores foram libertados de uma propriedade da São Luís Fruticultura Ltda., pertencente ao ex-governador de Santa Catarina (entre 1982 e 1983), Henrique Helion Velho de Córdova.

A fazenda foi fiscalizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal junto com outras nos últimos dois meses no interior do Estado. A lista de irregularidades encontradas no local vai da restrição de liberdade ao não fornecimento de equipamentos de proteção individual para aplicação de pesticidas, o que colocava em risco a saúde dos trabalhadores.

Os resgatados trabalhavam, entre outras funções, na colheita da maçã e há dois meses não recebiam salários, nem tinham dinheiro para voltar aos municípios de origem.

Em outro municipio catarinense, em Ipumirim, outro grupo de 12 escravos foi encontrado morando num chiqueiro desativado, entre eles dois adolescentes de 15 e 16 anos. Estes trabalhavam na colheita de erva-mate em terras de Odolir Canton, que fornecia para a ervateira Parra, de Irineópolis (SC) - que também foi responsabilizada pela situação. Os trabalhadores foram trazidos de União da Vitória (PR) em uma caçamba de um caminhão e os dividiam o alojamento com os cavalos, um lugar com esterco, ratos mortos e água da chuva (foto que ilustra este post). Na noite anterior à fiscalização, a temperatura mínima foi em torno dos 10º C.



Comentário


Essa situação é corrente (e recorrente) entre grandes empresas reflorestadoras que atuam aqui na nossa região também. O que fazem?... Terceirizam o trabalho de mato – roçada, plantio de pinus, desrrama, etc. – ai essas “empresas-prestadoras-de-serviço”, ou simplesmente o "empreiteiro" (gato), contratam peões a laço e alojam em barracas de lona, chiqueiros e ranchos precários. Já vi muitas situações como a da foto acima bem perto daqui. Inclusive empresas sãobentenses de boa reputação se prestam à essas práticas.

Esse Henrique Cordova – ex-governador da nossa Santa (e bela) Catarina – é outra figurinha carimbada. É o mentor da caravana que percorria o estado com alguns Opalas (trata-se do clássico automóvel Chevrolet Opala) com os porta-malas cheios de dinheiro vivo a granel para distribuir nos comitês de sua campanha política. Isso já nos idos de 1982.

Nenhum comentário:

Postar um comentário