* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como são feitas as interceptações telefônicas




por Fernando PF, em comentário no blog do Nassif

Só para deixar claro, a Interceptação Telefônica que a Policia Federal realiza é feita junto ao setor jurídico das operadoras telefônicas, mediante apresentação das devidas autorizações judiciais.
Não são os policiais de nenhuma corporação que fazem os "grampos" diretamente, eles dependem de funcionários dentro das operadoras telefônicas para fazer os comandos de desvio, isso porque existe toda uma tecnologia integrada para que os áudios dos grampos sejam enviados corretamente para as centrais de interceptação dos sistemas contratados pela PF, como por exemplo o sistema SOMBRA ou o sistema GUARDIAO, e esses áudios só chegam a esses sistemas se forem corretamente e legalmente direcionados pelos funcionários das operadoras telefônicas.
Pode acontecer de um funcionário corrupto dentro da operadora programar um grampo ilegalmente? Sim pode. Porem existem diversos níveis de auditoria dentro das operadoras e rapidamente ele iria ser pego, alem disso esse tipo de grampo só funciona se for direcionado para um desses sistemas de interceptação da policia, sendo assim teria que, obrigatoriamente, ter a participação de muita gente mesmo dentro da operadora telefônica e da policia para um grampo ilegal passe por todos os controles burocráticos e cheguem aos policiais da operação e ninguém faça nada, o que torna esse tipo de grampo ilegal praticamente impossível. E se a documentação liberada na internet a respeito da operação Monte Carlo for verídica, estão lá todas as autorizações judiciais de todos os áudios da operação.
Porem existem outras técnicas para se grampear aparelhos telefônicos, algumas sim de maneira ilegal. Uma seria a antiga técnica da escuta dentro de aparelhos fixos que transmitem ondas de radio com o que for captado ao se falar perto do microfone do telefone, mesmo que este esteja no gancho. Também já existem escutas para aparelho celular, porem é mais difícil de instalar, é preciso que se tenha uma torre ou central receptora perto de onde o telefone está, pois o transmissor é pequeno e fraco.
Outra maneira seriam as famosas maletas de interceptação, que dependendo da tecnologia, podem interceptar rádios, aparelhos telefônicos sem fio, celulares GSM e ate NexTel. Porem também essa maleta, que é uma central de interceptação móvel, tem que estar perto do interceptado, e são maletas grandes. Imagina um cara com uma maleta grande seguindo pra lá e pra cá o Carlinhos Cachoeira ou o Senador Demostenes ou o Ministro Gilmar Dantas, opa, Gilmar Mendes, será que ninguém ia desconfiar?
Alem do mais é muito fácil fazer uma gravação de uma chamada telefônica do seu próprio aparelho telefônico, se este tiver um simples aplicativo de gravação de voz. Eu mesmo já gravei varias ligações telefônicas minhas com outras pessoas usando o gravador de voz do aparelho, ai depois é só exportar para o computador o arquivo de áudio e pronto, ta lá uma gravação telefônica sem autorização da justiça, porem, como fui eu mesmo que a fiz no meu telefone, ela não é ilegal.
Sendo assim, só posso concluir que qualquer grampo ilegal que Ministro de STF, revista Veja, advogado de deputado/senador venham apresentar, só pode ser novamente invenção das cabeças deles para desacreditar novamente uma operação da Policia Federal que mexeu com "peixe grande".

Nenhum comentário:

Postar um comentário