* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sacolas Oxibiodegradaveis



As sacolas oxibiodegradáveis são feitas de plástico que no processo de fabricação recebe um aditivo, que os fabricantes sustentam que acelera a degradação das moléculas do polímero. Ainda de acordo com os fabricantes, com o aditivo as sacolas se decompõe em até 36 meses. Sem o aditivo a degradação no meio ambiente levaria mais de 200 anos.

Os aditivos mais usados são os importados: PDQ-H, BDA ou d2w, este último aparentemente o mais utilizado no Brasil.

Os plásticos oxibiodegradáveis pertencem à categoria da poliolefinas tradicionais (polietileno, polipropileno e poliestireno), nas quais é adicionado um catalisador que acelera a oxidação do polímero, causando sua “quebra” em moléculas menores.

Esses fragmentos menores seriam teoricamente degradados pelos microorganismos existentes na natureza como fonte de energia. No entanto, estudos recentes comprovaram que embora os aditivos oxidantes de fato aumetem a quebra polimérica, os fragmentos gerados não são mais biodegradáveis que os fragmentos gerados (mais lentamente) dos polímeros sem este aditivo.

Já as sacolas biodegradáveis (puras - muito mais caras atualmente) são feitas de diversos materiais orgânicos naturais, como o amido de mandioca, milho ou batata, além das que usam proteínas, celulose, fibras e óleos vegetais. Segundo pesquisadores, o material resultante se deteriora pela ação de microorganismos em contato com o solo em um período de 40 a 120 dias, justamente por ser orgânco.

Resumindo:

- Sacolas biodegradáveis feitas de bioplástico orgâncio são importantes na economia de petróleo, no auxílio à reciclagem natural (compostagem);
- Sacolas oxi-degradáveis NÃO DEVEM ser consideradas biodegradáveis, apenas transformam o resíduo em um lixo invisível e diminuem o ciclo de vida do plástico.

Artigo complementar muito bom, aqui


Um comentário: