* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A bizarrice dos senadores diplomatas


Uma eventual vitória de Dilma Rousseff nas próximas eleições está cada vez mais fácil, pois a oposição perdeu definitivamente o rumo.

A oposição DEMo/Tucana está mais perdida do que cachorro em mudança. Vejam que coisa bizarra neste divertido descritivo de sua pureza de conhecimento da coisa diplomática brasileira que promoveram ontem:

Os senadores de oposição chutaram o balde e assumiram seu viés entreguista durante a “sabatina” do ministro Celso Amorim ontem (06/04).

De pronto, tentaram colar a imagem de traíra em Amorim, quando lembraram que ele apoiou Serra em 2002 e agora é um “neo-petista”. Na resposta, lembrou os tucanos que participou do governo Collor e governo Itamar, além de ter amizade pessoal com Serra. Mas o mais interessante é a pretensão de Tasso Jereissati em afirmar: “Não temos do ponto de vista econômica nenhuma dessas ações de apoio a essas fanfarras, a roubos desses líderes latino-americanos ou africanos. Sair abrindo embaixada em toda esquina,em todo paizinho que não tem o menor sentido por US$ 400 mil porque uma empreiteira quer construir um aeroporto, acho que Vossa Excelência se enganou”, além de considerar que a política exterior sob uma presidência Serra não tomaria diálogo com líderes de esquerda. Uma imbecilidade do ponto de vista diplomático, compreensível pelas retóricas de Tasso Jereissati e Arthur Virgílio nos seus mandatos no Senado (um arranca-rabo infantil com Renan Calheiros e as ameaças de confronto físico aos desafetos).

Em outro momento, a oposição queria explicações sobre a preferência do presidente Lula pelo caça francês Rafale e recomendam que a compra seja tratada como “puramente comercial”, esquecendo que não se trata de algodão e sim de armas e tecnologia. O senador Heráclito Fortes comparou o caça, que em exercícios de combate se mostrou capaz de abater F-22 norte-americanos, ao ponta esquerda Tassu do Piauí com o preço do Kaká.

As matérias estão no Folha Online: aqui sobre o apoio a Serra e aqui sobre o caça francês.

A sabatina foi resultado de um pedido dos tucanos que reclamam das “trapalhadas” nas Relações Exteriores e bloquearam a aprovação de embaixadores até essa sabatina. Pelo visto ontem, a situação de um governo Serra poderia ser a seguinte:


1º - Cessar todos os acordos econômicos com governos de esquerda: Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia (ó o gás!), Equador e “paizinhos” da África, como Nigéria, Egito, Angola, África do Sul. Oriente Médio deve vir no pacote e China também, porque são governos ditatoriais. Ah, se eles não gostaram de “Caminho das Índias” e não foram informados que os russos não são mais comunistas, esqueça o PAK-FA e o BRIC, vai ficar só RIC (é, isso diz muito do futuro sob o tucanato)

2º - O Brasil é um país aberto, receptivo e amigável. Por isso, vamos encomendar a Embraer mais 120 EMB-326 Xavante (que eu chamo carinhosamente de Roberto Carlos, porque em 1971, ele voava a 300 km/h) e rebatiza-los de TASSU (ou TASSO, fica até melhor) em homenagem ao ponta do Piauí.
O futuro Ministro da Defesa, Arthur Virgílio, vai ensinar jiu-jitsu ao soldado de selva amazônica e Tasso vai vender seu jatinho como o novo cargueiro da FAB.


É!... Mundo Bizarro.

Por Juca - no blog do Luis Nassif


Nenhum comentário:

Postar um comentário