* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Estamos de volta!... na incompletude.


O ano de 2011 promete e meu sincero desejo é que seja fecundo também para todos os leitores deste blog botocudo. Vamos à luta então. Primeiro um pequeno relato:

Passei 10 dias na nossa casa de praia, na Armação da Itapocoróia, Penha SC, com minha família e, entre outras coisas boas, consegui ler dois livros inteiros nesse período, coisa que não fazia mais há tempos, depois de minha migração quase que de corpo e alma aqui para a internet. Minhas leituras (de livros) nos últimos tempos se resumiam às 2, 3 ou 4 paginas antes de dormir como leitura de cabeceira.

Pude me deliciar em ler um livro sobre o Último Teorema de Fermat, uma charada matemática incomprovada que já resistia 350 anos, explicada em poucas palavras aqui. Com essa leitura voltei um pouco à um mundo para mim esquecido desde os tempos de faculdade, o da matemática. Ai retomo contato minha filosofia de vida, baseada na aritmética de Gödel e sua teoria de incompletude, o que axiomaticamente coloca a existência em planos: existenciais e de percepção.

Não passa de uma questão de circunstâncias, charada que Ortega y Gasset mata logo de cara: "Sou eu e minhas circunstâncias." As circunstâncias determinam a ação do homem, mas ele é mais do que elas, pois o homem é que é capaz de, entendendo suas circunstâncias, realizar suas pequenas e grandes coisas, mas sempre vai esbarrar na incompletude, onde vai ter que passar à um nível seguinte e avançar para outro plano.

O mundo não se movimenta numa linearidade no sentido de um progresso contínuo, calmo e reto. A física quer nos fazer crer que a distância mais curta entre dois pontos é uma reta. O mundo não é assim. Tentar seguir uma linha reta resulta muitas vezes em colisões, mais ou menso sérias, de frente com a realidade, num gasto de energias inútil e num gasto maior de tempo: para ir mais depressa do ponto A ao B, com maior eficiência, muitas vezes o caminho mais curto passa por esquivas, meandros, recuos...

Em 2011 resolvi mudar um pouco os rumos da minha trajetória de vida e vou inventar umas coisas novas.

Ao futuro pois!... O bloguinho botocudo aqui continua como dantes... aos trancos e barrancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário