* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A Escadaria da Igreja Matriz de São Bento


As obras de terraplanagem para construção da escadaria da Igreja Matriz de São Bento do Sul foram iniciadas no dia 07.11.1966 (ou seja, 8 anos após a construção da igreja).

O projeto da escadaria foi feito gratuitamente pelo Heinz Zulauf. A ideia inicial do padre Fidélis Tomelin era construir uma escadaria direta subindo o morro, com todos os degraus na mesma direção.

Zulauf fez notar que uma escadaria assim, que contasse com blocos de 12 degraus seguidos de uma plataforma para quatro passos horizontais, iria terminar lá dentro do altar da igreja. Para acabar na frente da igreja, teria que dispensar as plataformas – haja fôlego para subir!

Então apresentou o projeto da escadaria como nós conhecemos hoje: um lance de escadas; em seguida, uma plataforma e um lance de escadas lateral (menor); depois, outra plataforma e só então um lance de escadas avançando para cima. A ideia repete-se até chegar aos pés da Igreja.

Com isso, a escadaria realmente ficou (um pouco) menos cansativa do que a proposta inicial. E a sucessão de lances de escada também tornou muita divertida a descida para os alunos do CESB. Quais foram as crianças que nunca apostaram uma corrida até lá embaixo?

A foto é do Arquivo Histórico Municipal e a maior parte das informações foi colhida por Henry Henkels em conversa com Heinz Zulauf.

Um comentário:

  1. Lembranças sagradas da minha infância (e isso porque eu sou de Joinville), apostar corrida subindo essa escadaria e brincar no parquinho em frente.

    ResponderExcluir