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sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Entenda a importância da CONFECOM - 1ª Conferência Nacional de Comunicação

Pouca gente sabe que entre os dias 14 e 17 de Dezembro ocorrerá em Brasília um dos mais importantes eventos do Governo Lula.

Será a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM). O Objetivo da Conferência é discutir a democratização da Informação. Do ponto de vista dos produtores de informação – jornais, revistas, rádio, TV, Internet, etc. E também do ponto de vista dos consumidores de informação – todos os cidadãos brasileiros.

No momento somos obrigados a consumir o que um grupo restrito de produtores de informação nos entregam – os jornalões de São Paulo e do Rio (Estadão, Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil). Também somos obrigados a consumir o que a TV Globo produz, e as rádios que pertencem a estes grupos de midia dominados por interesses empresariais e nunca por interesses de informar bem ao leitor ou ao telespectador.

Para piorar a situação atual, a midia brasileira, como toda a midia mundial, é dominada pelas grandes agencias noticiosas, como Reuters, Associated Press, etc. Estas grandes agencias são comandadas por executivos comprometidos com ideologias como o Sionismo, o Americanismo, o Complexo Militar Americano, etc.
Interessa a elas promover as guerras no Oriente Médio, interessa a elas ocultar a verdade sobre o Irã, o Afeganistão, o Iraque, etc. Não são órgãos de informação, e sim de propaganda político-ideológica. Reconstroem a noticia, omitindo fatos, exagerando outros, mentindo em vários.

Winston Churchill disse certa vez: “Tenho certeza de que a História será benevolente conosco – isto porque tenho a intenção de escrevê-la.” Portanto, para formar uma idéia aproximada do que realmente acontece dos motivos, das agendas políticas e militares, é necessário garimpar na Blogosfera. O que já é bem mais do que minha geração tinha nas décadas de 1960 e 1970.

É necessário que existam meios alternativos de informação, descompromissados com os grandes grupos, e que permitam a veiculação de noticias que não interessam à grande midia. A proliferação dos blogs, como este aqui, é um sinal de que as coisas estão mudando. A venda dos jornalões em banca está despencando, a audiência das TVs caindo, o numero de TVs desligadas idem.

A Internet sofisticou o publico consumidor de informações, que já não aceita sem questionar o discurso feito sempre em defesa dos grupos de midia hegemônicos.

A CONFECOM será um marco divisor na democratização dos meios de informação no Brasil – não é à toa que os grandes jornais pouco têm publicado a respeito assim como as redes de televisão nem falam sobre isso.

Anunciada pelo presidente Lula durante o Fórum Mundial de Belém, em janeiro, a Confecom passou a assombrar os donos dos meios de comunicação do Brasil, gigantes e nanicos, que têm horror a qualquer discussão sobre seus privilégios. Na pauta da conferência está, entre outros temas, a avaliação das regras de concessão e outorga de radiodifusão. Atualmente fixadas em quinze anos para tevês e dez para rádios, as concessões costumam ser renovadas automaticamente sem qualquer critério técnico ou constitucional.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, ex-repórter da Rede Globo e ele mesmo proprietário de concessões, tentam minar a iniciativa. Costa, por exemplo, patrocina um projeto de lei no Congresso para reduzir o já frágil poder de fiscalização público sobre a negociação de emissoras. Pela proposta, rádios de até 50 KW (80% do total) e tevês que não são cabeça de rede poderiam ser vendidas sem autorização prévia do Executivo e do Parlamento.


Mas você pode ficar a par do que for acontecendo na Conferencia através da Blogosfera. Este Blog estará sempre atento ao que acontecer na Conferencia, e em transmitir com honestidade as discussões e os fatos que ocorrerem durante o evento.

pescado de Virgilio Freire

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