* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

25 anos a NÃO se comemorar





Por Lima, no blog do Nassif

Hoje completam 25 anos do acidente com a fábrica de pesticidas da empresa norte americana Union Carbide (hoje, subsidiária da Dow Chemical - que também já mudou de nome) em Bhopal, Estado de Madhya Pradesh, na Índia. Na madrugada de 03/12/1984, uma chuva ácida provocada por um vazamento de gás tóxico que matou cerca de 4.000 pessoas imediatamente e pelo menos 15.000 nos anos anos seguintes devido à contaminação. Grupos ambientalistas afirmam que o número de mortos chega a 25.000. Diversas ONGs estimam que 100.000 pessoas sofram de seqüelas permanentes devido ao vazamento. Câncer, problemas no estômago, no fígado, nos rins, nos pulmões, transtornos hormonais e mentais são alguns dos males causados pela contaminação.

Um hospital público de Bhopal possui estatísticas que mostram que o bairro pobre vizinho à antiga fábrica da Union Carbide, possui altos índices de mortalidade. Uma possível explicação é a contaminação da área pelo vazamento de gás de isocianato de metila de um tanque da fábrica que mesmo desativada, ainda guarda mais de 300 toneladas de produtos químicos perigosos, como o DDT. Depois de 25 anos do desastre, crianças pequenas ainda nascem em Bhopal com problemas de má formação causados pela contaminação do solo e da água da região. São as chamadas vítimas de segunda geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário