O sempre arejado Eduardo Galeano numa entrevista imperdível na Plaza Catalunya, em Barcelona, em que desce o sarrafo nos tecnocratas que levam o mundo à bancarrota e são premiados por seu feito:
“Este é um mundo que recompensa a seus arruinadores... veja essa Standard & Poors, são uns tecnocratas de quinta categoria, que não sabem “carajo” de nada e só cobram “sueldos imensos” e cada crise que provocam sempre acabam por aumentar suas fortunas”.
Galeano fala das perspectivas da juventude diante de falsas democracias e do porquê se recusarem a votar e decidirem ir para as ruas:
“Essa democracia que se oferece é uma democracia de “mierda", manipulada... seqüestrada por banqueiros, por políticos mentirosos, por artistas de circo”...
O velho Galeano mosta um entusiasmo improvável para sua idade e ainda acredita que esse mundo está grávido do novo, de um mundo melhor. A fala do velho mestre da esquerda latina vale muito a pena ser vista:
A Revista Fórum publicou a entrevista por escrito, aqui
Gostei. Comprei recentemente um livro dele chamado "Dias e Noites de Amor e Guerra" que é uma coletânea de histórias (curtas) do período das ditaduras argentina, chilena e brasileira. Bem bão.
ResponderExcluir