* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Marilena Chauí - Classe média e a ascensão do conservadorismo proto-fascista




Fala imperdível proferida pela sempre ótima Marilena Chauí, sobre a classe média e a tendência de ascensão do conservadorismo proto-fascista, em evento na USP na ultima terça-feira, dia 28/08. O vídeo dura 23 minutos, mas vale cada segundo. Não deixem de ver. Se não dispuser de tempo agora, volte aqui no final de semana para assisti-lo. O final da palestra é muito legal:


Nessa rodada analítica sobre esse tema, promovido pela USP, a fala anterior à da Marilena Chauí, também interessante, mais curta (14 minutos), foi a de André Singer, que tece algumas considerações interessantes sobre a cultura e o papel da igreja, nesse processo de ascensão do conservadorismo. Essa fala na verdade foi anterior a de Marilena Chauí no dia do debate. Também vale a pena gastar esses 14 minutos e assisti-lo:

5 comentários:

  1. Impressionante como certa esquerda -- que sempre se achou dona da boa moral e das boas idéias -- é paranóica. Típico dos radicais. A classe média -- por ser média -- sempre namorou um pouco do conservadorismo. Isso faz parte do "pacote" de inclusão social de inserir a população de baixa renda no nível de vida classe média. Isso é o que efetivamente importa e é impossível alguém ser contra isso. Que o Brasil continue inserindo mais e mais brasileiros na classe média -- e seu espírito conservador.

    ResponderExcluir
  2. Então Carlos... ninguém é contra nada, eu pelo meno ñ... e vc tem razão: as coisas são assim e com isso temos que conviver. No mais são simples constatações e reflexões a respeito desse imbróglio. O que se discutia lá é a tendência (preocupante ao meu ver) de aumento de componentes do conservadorismo extremado.

    ResponderExcluir
  3. A patrulha ideológica tá tão cerrada que até o cara ser favorável a bicicletas ou transporte coletivo está significando (na cabeça de alguns) que você é fascista (*) porque a) os pobres estão comprando carros; e b) você é contra mais carros no trânsito; portanto você é anti-pobre e fascista!

    (*) para uma definição extremamente imprecisa de fascismo, da mesma forma que se usa xingar as pessoas de "conservador" e "(neo)liberal" (dois antônimos!).

    ResponderExcluir
  4. VAI MORAR EM UMA FAVELA OU EM PERIFERIA, P/ VOCÊ SABER COM SÃO AS DIFICULDADES: FALAR É FÁCIL, FAZER ALGO A RESPEITO É DIFICIL. CONCORDO COM A PROFESSORA ELA ESTA CERTÍSSIMA,AO CONTRARIO DE CERTOS PODERES ESTAREM EXPLICANDO ISSO P/ O POVO E TAMBÉM CONTRARIO A CERTOS CIDADÃES "COMO VC EPx E CARLOS"!

    ResponderExcluir