* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TIM acuada?...


por Julia Borba, na Folha de São Paulo mercado

A TIM promete dar início, na próxima semana, à política de não cobrar pelas chamadas refeitas após queda da ligação. De acordo com nota divulgada pela empresa, a mudança será realizada gradualmente.

Na próxima semana, deixarão de pagar pela nova tentativa de ligação após falha apenas os usuários de seis Estados da região Nordeste (Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí).

Especialistas acreditam que a operadora será a principal afetada pela mudança de regras da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que entrará em processo de consulta pública amanhã (16). Segundo a agência, a medida só deve passar a vigorar, oficialmente, em setembro.

O plano da Anatel prevê que ligações, de qualquer duração, que sejam interrompidas independentemente do motivo, possam ser reestabelecidas em um prazo de dois minutos sem ônus aos usuários.

Atualmente, pacotes que cobram preço fixo por chamada não contam com qualquer tolerância para o caso de falhas no sinal ou da rede da operadora, por exemplo. O que obriga os usuários a pagar novamente para refazer contato.

A nota da TIM propõe, inclusive, que o prazo de dois minutos para rediscagem do usuário possa ser ampliado, mas não apresenta nova proposta.

RELATÓRIO

A divulgação da nova medida da Anatel ocorreu apenas uma semana após ter vindo à tona o relatório da agência que acusou a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação e não por tempo.

Se for implementada, a medida deve beneficiar, a todos os usuários da telefonia móvel, uma vez que a mudança afetará todas as operadoras.

A Anatel não descarta que outras mudanças no regulamento voltado às operadoras de telefonia móvel sejam feitas para acompanhar as demandas dos usuários e reduzir o número de queixas sobre o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário