* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Por que São Bento do Sul não tem Café Colonial?

O que acontece com a nossa vila que não tem Café Colonial? Uma cidade que quer ser tão típica de tradições alemãs, piriri-pororó... Imaginem a cena: o cara chega em SBS, cheio de casas antigas, comércios em prédios antigos, um monte de “tradições”... Vai procurar um café colonial e... não existe nenhum!

Na verdade sobrevivem três Cafés Coloniais em São Bento, mas tem um funcionamento tão combalido e errático que precisam de reserva com um dia de antecedência, e um deles funciona três finais de semana por mês – não sei com que critério. Outro atende com reservas minimas de "X" pessoas... e por ai vai. A divulgação da própria existência desses cafés é extremamente deficiente.

Enquanto isso a Secretaria de Turismo está as voltas (batendo cabeça seria uma descrição melhor) com um único projeto de vulto (de vulto para eles, na cabeça deles): o das placas de sinalização turística de Rio Vermelho/ Rio Natal, projeto este que ainda não evoluiu para lugar nenhum.

Há décadas já a secretaria municipal de turismo é relegada a um plano secundário e comandada por secretários administrativamente despreparados. Essa maldição continua. Não se discutem políticas publicas focadas nas questões estruturais do turismo na cidade. As ações não passam de microações pontuais (picuinhas), nada mais que uma interminável falácia. Até hoje não se estabeleceu uma estratégia clara do modelo de turismo que se pretende adotar para a cidade. E pelo andar da carruagem vamos permanecer nesse marasmo mais alguns anos ainda.

Mais informações aqui sobre o Turismo de SBS, e um pequeno histórico sobre o tema.

8 comentários:

  1. Claro que existem coisas bem mais sérias e problemas bem maiores, mas com toda essa tradição que São Bento do Sul se vangloria ter, é uma vergonha não haver um Café Colonial à disposição do público e dos turistas, mas não um Café que exija reserva. Só para deixar registrado aqui também, no último final de semana (dias 14 e 15 de novembro) um grupo de jornalistas esteve em São Bento por conta do Baile de Gala do Planalto Norte. Eles queriam justamente um Café Colonial. O que ouviram? "Não temos Café Colonial aqui". Que imagem esses profissionais levarão da Cidade do Folclore?

    ResponderExcluir
  2. Às vezes dá a impressão que, para alguns, a simples origem germânica é suficiente por si só para justificar destaque cultural, histórico, arquitetônico, e consequentemente turístico.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Henrique. Iniciei esse post com depoimentos do pessoal la da comunidade de SBS no orkut. Na verdade esse treco de tradição germânica é muito “clichê” hoje em dia. Sumbento já perdeu esse bonde há muitos anos. Se quiser bater nessa tecla agora, já entra atrasado e vai ser uma imitação de outros.

    Eu acho que deveria em investir numa imagem turística nova, talvez resgatar a antiga de “estação de ares e de vilegiatura”.

    ResponderExcluir
  4. E isso ai galera, não é de hoje que faço esse questionamento para pessoas que se acham lideres políticos nessa cidade... Onde esta nossa secretaria de turismo? Quais suas metas, seus objetivos? Nesse ano que esta terminando. Foram eficientes? E no ano de 2011 vai ser feito o que?
    Muitos amigos de Joinville me perguntam. Onde podemos tomar um bom café em São Bento do Sul? E ai galera onde... Na questão investimentos em turismo estamos, perdendo feio para Rio Negrinho...

    ResponderExcluir
  5. Pura realidade. Sou de Curitiba mas morei por 10 meses em SBS. Cansado de fotografar as mesmas coisas que todo mundo na cidade fui na Secretaria de Turismo me informar sobre atrações, como Rio Natal, por exemplo. Bem, consegui informações depois dos integrantes da secretaria ficarem se consultando =para daí me darem uma vaga noção de como chegar a Rio Natal.
    Moral da história: Nem eles que estão lá para isso sabiam direito me explicar, mas davam um valor danado para que eu colocasse meu nome no livro de turistas que vinham à cidade.
    Estatísticas sim, informações... quase nada.

    ResponderExcluir
  6. (Revirando o lixo) Eu sempre bebo café naquele posto Shell na rua 'principal' de acesso a SBS, logo que se sai do Centrão. É o melhor café do universo e as atendentes são muito simpáticas. Só falta a parte 'colonial', então o jeito é comer pão de queijo mesmo.

    ResponderExcluir