* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Velha imprensa mentirosa e criminosa

Reportagem descarada e mentirosa do Jornal da BAND de hoje


3 comentários:

  1. Bem, o único pecado que vi aí foi a jogadinha FUD (*) que "os preços vão aumentar", já que a inflação tá aí.

    De resto, os agricultores estão preocupados. Isso é mentiroso? Criminoso? Se eu fosse agricultor, também estaria preocupado. Falaram na reportagem que tem de reflorestar 3 metros nas margens do riozinho. Até um segundo antes de ver este vídeo, eu achava que eram *15* metros.

    Não é um problema etéreo, é um problema bem real. Tem gente em Joinville que comprou terreno (a preços desta bolha) e não pode construir porque tem um olho d'água (coisa "nem um pouquinho comum" na cidade da chuva, né? :)

    (*) FUD ou tática FUD: Fear, Uncertainty and Doubt. Disseminar medo, incerteza e dúvida. Mais utilizada na área de informática.

    ResponderExcluir
  2. Código Florestal é uma ferramenta para preservar o pouco que resta das nossas florestas, preservar recursos renováveis (p.ex.: hídricos) e nosso patrimônio de biodiversidade. O que se apresenta é um conjunto de embustes para viabilizar melhor a exploração irracional desses recursos, com um viés raso e imediatista que favorecerá só uma inoria em detrimento da nação.

    O Código Florestal também ñ e a ferramenta boa para lidar com conflitos de ocupação urbana e especulações imobiliárias. Aliás a versão proposta pela câmara federal é um tiro de morte nos mangues, que são um bioma fundamental para toda vida marinha costeira. Pelo que se propõe ai as áreas de manguezais ficam expostas e indefesas à especulação imobiliária, criatórios de camarões asiáticos, marinas e mansões de novos ricos.

    O material da reportagem da BAND é mentiroso e criminoso como falei antes, pois quer fazer crer que se o código for vetado pela presidente Dilma vamos ter fome, choro e ranger de dentes. Se assim fosse já deveríamos estar nessa situação desde 1965, data do código em vigência.

    ResponderExcluir
  3. Note que eu não disse que sou contra medidas de proteção. Sou altamente a favor de um Código bem rígido, aprecio passear nos matos da Botocundiawelt.

    Mas a preocupação do agricultor mostrado na reportagem é legítima. Um esclarecimento dos pontos falhos, do porquê a preocupação dele é infundada -- ou é fundada e ele deveria fazer as malas e se mandar -- seria interessante e pedagógica. Afinal, você é ambientalista :) Tudo que sei sobre nascentes é que 1 litro do líquido que sai delas pesa 1kg :P

    ResponderExcluir