* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Instituto IFAS da Alemanha prepara moderno projeto para São Bento do Sul



texto e foto institucional da Prefeitura de São Bento do Sul – por Joberth Krause


Durante esta semana a responsável pelos projetos internacionais do renomado IfaS - Institut für angewandtes Stoffstrommanagement (Instituto de Gestão de Materiais Aplicados Flow) do Campus Ambiental de Birkenfeld na Alemanha, Jackeline Martínez Gómez, está em São Bento do Sul para dar prosseguimento à realização de um grande projeto de destinação de resíduos sólidos que será apresentado até janeiro 2012.

Dentre as diversas visitas e reuniões que Jackeline estará realizando durante essa semana, uma delas ocorreu na manhã de segunda-feira (26) no auditório do Samae, e contou com a presença do prefeito Magno Bollmann, do diretor-presidente do Samae Geraldo Weihermann, e de secretários como Uwe Stortz, Marco Rodrigo Redlich, Mauro Osowski, além do assessor de governo Luiz Claudio Schuves e do vereador Eduardo Moraes.

Apresentação

O objetivo da reunião da manhã desta segunda foi de apresentar o IfaS aos presentes, e de explanar sobre o projeto para destinação de resíduos sólidos que estará sendo desenvolvido e em breve será apresentado para São Bento do Sul. A ideia, segundo Jackeline, é que no mês de novembro o próprio diretor do IfaS, professor Dr. Peter Heck, possa apresentar o projeto em São Bento do Sul.

Conforme as tendências mundiais e a atualização da legislação no Brasil, cada vez mais os resíduos sólidos deverão ter uma destinação adequada, e os aterros sanitários passarão a ser fechados para muitos tipos de materiais que hoje são jogados simplesmente no lixo.

Projeto

O projeto no qual Jackeline Martínez Gómez está trabalhando, objetivará a preservação do meio ambiente com a utilização de fontes renováveis de energia, reciclagem de materiais para transformá-los em energia limpa, e para melhorar a água do solo. Uma das ideias será a coleta de materiais e sua utilização em uma espécie de usina para geração de energia limpa ou até mesmo gás, porém, tudo dependerá dos estudos e do que será possível realizar com base nos recursos que deverão ser captados.

“Devemos aproveitar com inteligência as energias geradas através dos resíduos sólidos, do lixo, como a geração de gás, calor, adubo, etc”, disse Jackeline. Em novembro, o planejamento técnico, econômico e social deste projeto deverá ser apresentado através de um plano de negócios preparado especificamente para a realidade de São Bento do Sul.

O prefeito Magno Bollmann destacou durante a reunião que um projeto amplo e moderno como este que está sendo estudado é algo que não tem volta. “Precisamos fazer um investimento inicial maior para proporcionar esta qualidade para nosso futuro. Nós precisamos de outro caminho, precisamos reaproveitar melhor os resíduos que geramos, pois quem paga a conta por este desperdício de energia limpa é a própria sociedade, com a degeneração do meio ambiente”, disse Magno.

Na terça-feira (27), Jackeline Martínez Gómez estará reunida na Associação Empresarial de São Bento do Sul – Acisbs, para discutir com a diretoria e demais participantes sobre o projeto que está sendo preparado para São Bento do Sul.

IFAS

Na ocasião, a responsável pelos projetos internacionais do IfaS Jackeline Martínez Gómez, presenteou o prefeito Magno Bollmann com o material de divulgação e estudos do instituto.

_____________________


NOTAS BOTOCUDAS

Uma tendencia (não tão nova) de alavancagem, para a industria de paises europeus (e do Japão) principalmente, é o "intercambio" com instituições de pesquisa destes países que no fim acabam em onerosos projetos com tecnologias exóticas (fornecidas por eles, claro) mas que amiúde não produzem os resultados desejados por problemas de implementação e gestão na nossa aldeia tupinambá (vide os casos do rio Tietê e do passivo do carvão no sul catarinense como exemplos). Isso sem falar na$ lubrificaçõe$ paralela$ (não quero dizer que acontecem aqui, como lá, mas há precedentes). Muitas vezes sobra só o financiamento (levantado também em bancos daqueles países) para pagar.

Vamos acompanhar de perto essa nova maravilha de gestão na nossa Magnolândia, para ver no que vai dar isso, aqui. Ninguém falou até agora em quanto ($$) vai custar esse projeto salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário