* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Desastres naturais e São Bento do Sul - 1

Nas últimas duas semanas ocorreram várias mortes em diferentes locais do país devido a desastres climáticos, sempre agravados por brutais prejuízos econômicos. Os casos de morte mais marcantes foram a queda da ponte em Agudos no Rio Grande do Sul e o escorregamento das encostas em Angra dos Reis, além das inundações na baixada fluminense. Os prejuízos econômicos ocorrem em São Paulo afogada por carros e indefesa a qualquer chuva acima de 30 mm em poucas horas.

O caso que mais chamou a atenção foi o de Angra dos Reis, e envolveu o escorregamento de encostas atingindo as edificações e população nestas áreas. Infelizmente este cenário tem ocorrido em diferentes cidades do país todos os anos, da qual São Bento do Sul não está imune e a possibilidade de ocorrer desastres sérios com perda de vidas por aqui é REAL.

No plano geral brasileiro a causa principal dessas ocorrências funestas é a urbanização de áreas de risco e a falta de zoneamento ou de cadastramento destas áreas por parte dos municípios, associado a imprudência e falta de informação da população que coloca em risco seus familiares.

Apesar de São Bento do Sul possuir um Plano Diretor, este instrumento não inclui o zoneamento da área de risco. Este zoneamento é fundamental e a ocupação poderia ser controlada pelo próprio financiamento dos bancos para a população de renda maior.

Outro problema muito sério nas terras sãobentenses e botocudas é que as autoridades constituídas no município tendem a desconsiderar o plano diretor amiúde, pois com sua sapiência se acham acima dessas diretrizes de ordenamento de planejamento urbano.

Além disso por aqui NUNCA, JAMAIS, foi tomada qualquer medida de caráter preventivo para fazer frente a problemas dessa ordem, pelo contrário, vejam esse exemplo: o EMHAB, autarquia municipal, no afã de resolver seus problemas de disponibilidade de terrenos para edificação de casas populares, andou plantando diversas dessas residências que financiou em áreas altamente potenciais para escorregamentos na Serra Alta.

Nos resta contar com a benevolência divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário