* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Politica & Critica





por André Araujo, o Enfant-terrible entre os comentaristas no blog do Nassif (quem diria?...)

O Partido Revolucionario Institucional do Mexico começou como partido de esquerda radical a partir do rescaldo da Revolução Mexicana de 1910, liderada por Emiliano Zapata ao Sul e Pancho Villa ao Norte, hpje está é a direita conservadora no Mexico. De pragmatismo em pragmatismo chegaram a Miguel de la Madrid Hurtado e Carlos Salinas de Gortari. E a dinamica da Historia, nenhuma novidade. A esquerda é a escada para chegar ao poder, mas ninguém governa sem a direita, até Stalin sabia. Pela simples razão que  um Pais precisa de cerebros para ser governado e esses cerebros não estão geralmente na esquerda revolucionaria. Até Lenin sabia, ao nomear Chanceler Giorgy Chicherin, aristocrata dos tempos do Czar e depois Maxim Litvinov, de familia de banqueiros judeus de Minsk.
Lula é um operador politico de primeira ordem, sagaz, atilado, intuitivo. Lula tem ativos fundamentais para a operação do Poder, o maior dos quais é a abertura. Lula é um politico aberto para a sociedade, está sempre disposto a escutar, a ouvir razõs e não se fecha em patotas, e extraordinariamente realista, o que é fundamental para um politico.  Cruzei na minha vida desde 1980 com essa extraordinaria personalidade politica e algum dia escreverei capitulos de sua atuação em eventos de que participei diretamente e onde sua ação e de seu grupo proximo foi decisiva.
Nada disso impede a critica objetiva e o critico é muito mais precioso ao governante do que o bajulador, o critico avisa sobre perigos que se aproximam, o bajulador esconde os perigos e deixa o grande politico vulneravel a bater de frente com algum iceberg submerso. Portanto é um grave erro dos admiradores do lider politico atacar os criticos. Estes podem ser uteis mesmo quando parecem adversarios.
Os pensadores de esquerda são importantes ao construir o capital teorico para os regimes e governos. Eles proprios não são operadores do poder, com raras exceções. Mas Stalin, o operador por excelencia, não existiria sem Marx, Engels, Bakhunin, que forneceram a base teorica para a construção da Revolução Sovietica e sua sustentação por longos anos.
O PT deve respeitar seus intelectuais, a despeito de criticas à operação do poder. Suas criticas devem ser pesadas e analisadas e nunca desprezadas. Os intelectuais geralmente são pessoas idealistas , bem intencionadas, acreditam nas suas utopias. Atribuir a intelectuais más intenções e traições é um completo desrespeito baseado na mais desrespeitosa ignorancia. a voz critica é fundamental na contra cultura americana, com seus incontaveis pensadores contra o american way of life,  em Sartre criticando ações de Stalin, os pensadores são fundamentais para a existencia humana e para a correção de rumos de todos os governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário