* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sábado, 4 de dezembro de 2010

O galinho Hércoles


xilogravura de Abraão Batista 1977 – CLIQUE PARA AMPLIAR ESTA MARAVILHA

Porque hoje é sábado (2) - da série Testemunhos da Fé
Quando meu pai morreu não deixou nada. Ficamos só eu e minha mãe na nossa casinha, aqui no interior de Goiás. A casa era boa, tinha quintal, dois quartos, tanquinho, cozinha e um banheiro na parte de fora. No quintal havia umas grades que meu pai usava pra guardar seus galos de briga.

Uns dias depois da missa de sétimo dia apareceu o cigano Abel querendo comprar Julião, o frango predileto do meu pai.
- Quanto vale este frango, Abel?... - perguntei.
- Dez real, é pra comer.
- Ok.

Tempos depois vi Abel numa moto super transada, uma Yamaha RD-350. Ele parou a moto do meu lado:
- Valeu, otário, graças ao Julião fiquei rico. Rá! Rá! Rá!... e acelerou com uma velocidade incrível, deixando um rastro de poeira e ressentimento em meu coração juvenil.


O ódio por ter sido enganado cegou-me o bom-senso e a única coisa que se passava na minha cabeça era a busca de vingança.Planejei derrotar o cigano Abel na rinha e recuperar o galo de meu pai.

Infelizmente eu já não tinha galos. Minha mãe os matava, colocava a panela em cima de um braseiro no quintal a madrugada toda pra amolecer a carne, afinal de contas, carne de galo velho não é mole não. Eu saí em busca de um frango bom de briga, mas sem dinheiro, voltei pra casa de mãos abanando.

Meu contato me trouxe a informação que cigano Abel cruzara Julião com Sandra Diva, a melhotr matriz da cidade. Sorrateiro e sagaz, pulei o muro do cigano para capturar um ovo, mesmo temeroso, pois já tinha ciência da participação dos ciganos no espiritismo e até mesmo na maçonaria.Ao longe vi Sandra Diva, como um ninja me aproximei cauteloso. A galinha abriu os olhos de repente e se assustou, mas com uma destreza absurda agarrei seu pescoço e suprimi seu piado. Peguei o maior ovo do ninho.

Agora sim, com a genética privilegiada de Julião e um treinamento esforçado eu teria um frango invencível. Pedi um favor ao Divino Perereca, dono do bar, para ajustar a estufa de salgados para a temperatura aproximada de 38 graus celsius, para improvisar uma poedeira. Tão logo o ovo eclodiu ele correu em casa pra me levar o pintalinho, que era enorme, tinha aproximadamente 15cm e tinha a crista vermelha, como uma chama flamejante. O batizei com o nome de um personagem bíblico, Hércoles.

Ainda na tenra idade iniciei o treinamento, munido de uma suplementação alimentar bem calórica e rica em proteína e minerais. O franguinho comia ração pra cachorro e toddy. De manhã cedo eu iniciava com levantamento de peso, depois meia hora de natação e em seguida um exercício aeróbico. Alternatava os exercícios com ABC, Asa, Bico e Canelada. O treinamento era feito com base no filme Rocky IV. Onde Ivan Drago fazia um treinamento de ponta e tomava bomba, já Rocky corria nas montanhas, cortava lenha e levantava carroças.

Foi assim que ele se tornou campeão mundial.Após 60 dias Hércoles já arrastava sozinho um pneu de camioneta pelo quintal.Sua altura era 1.32m e pesava 35kg. Sem dúvidas o galo mais vistoso de toda Pirenópolis.

Mandei forjar no ferreiro um esporão de prata, e, pra isso, tive que vender meu Atari 2600 com River Raid. Hércoles estraçalhava os galinhos no treinamento, era um banho de sangue.

Agora sim, eu estava pronto para minha vingança. Inscrevi Hércoles no campeonato oficial de briga de galo da cidade, e rapidamente ele foi galgando vitórias até a final, com o Julião, de cigano Abel. A final do campeonato era no ringue que ficava em cima da cachoeira das sete lagoas.

Levei Hércoles amarrado numa cordinha e avistei Abel. A superioridade do meu frango era evidente. Apontei o dedo para o cigano e falei: Seu reino de terror acaba hoje.Ele apenas riu. Antes do início o júiz perguntou qual o valor da minha aposta.
- Aposto minha casa. – disse eu confiante. O cigano repreendeu:
- Pois aposto minha moto, que vale mais que sua casa. Rá! Rá! Rá!
- Pois bem – disse o juíz – Que comece o embate!

A luta começou mal, Julião partiu pra cima e deu uma esporada em Hércoles que o deixou tonto, mas logo teve a reação: Hércoles arrancou seu olho na bicada, deixando-o praticamente invalido para o restante da luta. À partir daí foi fácil, ferroada após ferroada e bicada após bicada, Julião foi se exaurindo. Queda.

A multidão gritava em extase. Levantei Hércoles sobre minha cabeça como se fosse um troféu. Ele abriu as asas triunfante. Cigano Abel ficou possesso. Sacou uma sub-metralhadora UZI e disparou uma rajada contra o meu galinho, que foi atingido em cheio.

- Matei seu galo e o próximo é você - disse apontando a UZI para minha face.

Num ímpeto saltei da cachoeira junto com o galo, que se munindo de suas últimas forças bateu asas e conseguiu me levar com segurança para longe daquele lugar.
Em terra firme, com o galo em meus braços, foi que entendi os desígnios de Deus. O galo doara sua vida para me salvar, assim como Jesus Cristo fez para salvar a humanidade. Chorei muito.
A força policial foi acionada e o cigano foi preso. O lado bom foi fiquei com sua moto, mas Julião infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu sem que eu pudesse dar a ele o enterro cristão que merecia.
Resultado: Dois dos melhores galos de briga goianos mortos, mas um cristão com a fé renovada.
Hoje eu sou um dos obreiros mais conceituados na Igreja Internacional graças ao galinho, que me mostrou os caminhos do Senhor.

2 comentários: