* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Discurso da Dilma na ONU: foi bem... mas e a arapongagem tupiniquim?...



por Idelber Avelar, no Feicebúc



1. Acho que mandou muito bem, contundente, direto ao ponto, ao mesmo tempo sem meias tintas e sem romper nenhum protocolo da diplomacia (http://bit.ly/1fnaZ0v). Pelo peso e importância do Brasil, ajudou muita gente, desde outros países menores que talvez se animem a protestar contra a espionagem dos EUA até aqueles de nós que, nos EUA, estamos há um tempo lutando contra esses procedimentos de exceção instaurados depois do 11/09/2001 (desde a época em que se achava que Obama poderia, minimamente, ser um aliado: http://bit.ly/1fn9jUZ). 

2 - Mandou bem cancelando a visita de Estado. Na ausência de pedidos de desculpas, explicações razoáveis ou pelo menos de boa fé, e ainda na acintosa sugestão de que as práticas vão continuar, não há por que manter uma visita desse nível. Também ajuda nações menores a tentar ser mais altivas. 

3 - Mandaria melhor se fosse, internamente, coerente com o que disse e deixasse de espionar -- ou permitir que uma agência de seu governo espione, o que dá na mesma -- os movimentos sociais brasileiros. Para não ir mais longe, resta sem desculpas ou explicações razoáveis a espionagem da ABIN sobre o Xingu Vivo (http://bit.ly/1fnbpUB

4 - Mandaria melhor se, em território nacional, demonstrasse a mesma preocupação com a espionagem realizada por empresas como a Vale, de vultuosos negócios com o Estado, sobre cidadãos brasileiros (http://bit.ly/13X5FcY). 

5- Mandaria melhor se, em território nacional, demonstrasse a mesma preocupação com a espionagem rotineira, paralegal, das polícias militares sobre cidadãos comuns, especialmente pobres e negros. Sendo a dona da chave do cofre, do megafone, e da maior maioria parlamentar do Brasil pós-ditadura, não dá pra se escudar na desculpa de que é um problema estadual. 

É isso o que achei, pois. Dilma está de parabéns pelo discurso, estará de parabéns mesmo quando o feito for coerente com o dito.

2 comentários:

  1. Eu tava pensando em escrever algo nesta linha mas poupaste-me o trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Os dois episódios linkados (as arapongagens no Xingu Vivo e na Vale) são muito instrutivos e interessantes. Ñ deixem de vê-los...

    ResponderExcluir