* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 15 de março de 2013

PNUD – Nossa Bananolândia em 84º lugar




... mas depois a ONU admite que os dados do IDH que colocam o Brasil nessa classificação lugar são de 2005. Ou seja, nessa toada os avanços do governo Lula vão ser reconhecidos pelo organismo internacional em 2025. Isso é que eu chamo de estar atualizado... e pra quê que servem dados fajutos assim?...

No Facebook Gilberto de Souza comenta:

Acompanhei a distribuição dessa matéria e a repercussão nos meios conservadores de comunicação. É cristalina a distorção dos fatos, de forma a parecer que o país não cresce sob a gestão de Lula e Dilma, principalmente nos veículos de massa (rádios e TVs abertas e por assinatura). Os sites dos diários que integram o cartel brasileiro de mídia vão na mesma linha, e devem fazer das tripas, coração, para manter a artilharia pesada contra as forças progressistas, nas manchetes que ganharão as bancas de jornal amanhã. Para completo desespero da direita mais cáustica, no entanto, o jornaleiro aqui perto da redação anda lamentando que a venda de jornais e revistas impressos não para de cair. Ele diz que tem sobrevivido graças à venda de doces, cigarros, recarga de celulares, bugigangas. "Estou me tornando um camelô", disse o ressentido italiano.

– A internet está tomando tudo. Pensando bem, pra que alguém ainda vai comprar um monte de papel pintado com notícia velha? Quando o jornal chega aqui, de madrugada, muitas vezes já está tudo mudado. E o que é o pior, tudo mundo já sabe disso – constata.

Essa notícia sobre o PNUD é um ótimo exemplo dessa tentativa alucinada, própria dos afogados, de defender os princípios que norteiam, até hoje, as classes (ainda) dominantes no país, donas dos meios de produção e de comunicação. Na realidade, são aqueles mesmos princípios que geraram a ditadura militar, os Anos de Chumbo. O desespero deles, que a cada eleição perdem mais alguns anéis, vem da constatação que os tempos mudam, hoje, em uma velocidade totalmente diversa daquela, nos meados do Século XX. Agora mesmo, nesse minuto, todo mundo já leu e já está dizendo para todo mundo que a pesquisa chega apenas até 2005. Sem contar que qualquer ser que respire oxigênio já percebeu que os ares são outros nessa última década, apesar da crise lá fora. Exceto quem sempre foi acostumado aos porões sombrios do capitalismo desvairado, a imensa maioria dos brasileiros com um mínimo de memória e mais de 18 anos percebeu que a vida tem melhorado, ano após ano.

O que não falta é gente exigindo mais celeridade por parte do governo nas reformas de base, isso sim.

3 comentários:

  1. Eu tenho desconfiança natural com estas métricas. Nesta estou com o governo, que afirmou que a situação de fato é melhor do que o IDH diz.

    Primeiro, que privilegiam a visão de quem criou a métrica. Deve ter sido inventada por um norueguês, aí a Noruega tira IDH quase 100%. Para manter a tradição, citando Cuba :) Cuba tem ou já teve IDH maior que o Brasil. Que sentido faz isto?

    Segundo, que métricas só funcionam quando você pensa na "ordem" correta, ou seja, executa ações e então calcula a métrica. Mas o que tende a acontecer na prática é que as ações começam a ser regidas pela métrica. Aí você melhora a métrica sem necessariamente melhorar de verdade. É como o cara que descobre o gabarito de um teste de QI e estuda para ir bem neste teste.

    Quanto aos dados atrasados, isso não foi a primeira vez. Acho que saiu um IDH nos anos 200x com índices dos anos 90.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com suas colocações Elvis, mas o que quis demonstrar é de como a mídia vendilhona na sua compulsão em demonizar qquer coisa positiva aqui na Pindorama dá ampla repercussão à esses números falhados e jamais explica isso pros otários de seu publico.

    ResponderExcluir
  3. Sim, eu tenho consciência da sua pega com a mídia :)

    ResponderExcluir