* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tese coxinha: este Bananal caminha a passos largos para o abismo



por Edu Guimarães, no feicebúc  [adendos botocudos entre colchetes]

Vejo hoje nos jornais que eles ficaram "surpresos" com o crescimento de 2,3% do PIB brasileiro em 2013. Além dessa "surpresa", o nível de investimento (acima de 18%) também "surpreendeu" essa mídia esquizofrênica.

Claro que não podiam dar boas notícias sem inventarem uma notícia ruim: o consumo cresceu "apenas" o mesmo que o PIB - em anos anteriores, o consumo crescia acima da economia.

Ora, bolas...

O consumo cresceu menos porque o governo aumentou os juros fortemente (a Selic aumentou quase 50% no ano passado) a fim de controlar a inflação [e aplacar a sanha do setor financeiro rentista]. E crescer mais de 2% com inflação controlada e sobre o mais alto patamar de consumo da história é um feito.

Temos, então, o seguinte quadro na economia brasileira: a mais baixa taxa de desemprego da história (pouco mais de 4%), inflação sob controle (pelo décimo ano seguido, ficou dentro da meta do BC), o terceiro maior crescimento econômico entre as grandes economias (somos a sexta maior), investimento privado subindo...

Não é por outra razão que até José Serra e Luiz Carlos Mendonça de Barros (ex-ministro das Comunicações de FHC) disseram ver "exagero" no que a mídia diz sobre a economia brasileira.

Não é exagero, é crime de lesa-pátria. A mídia busca assustar investidores pensando só nas eleições deste ano - sabotando a economia, acha que vai eleger Aécio Neves ou  pior, Eduardo Campos/Marina Silva.

É revoltante. Apesar de a economia estar bem, poderia estar melhor. O investimento, por exemplo, poderia estar em patamar bem mais alto se não fosseo alarmismo da mídia, que assusta os investidores.

Chega a ser inacreditável. E o que é pior: cidadãos comuns, que se prejudicam ao comprar esse discurso sabotador da mídia, acham que estão abafando ao repercutirem essa imundice.

O Brasil é mesmo um país incrível. Sofre sabotagens o tempo todo e, mesmo assim, avança.

Tentam sabotar um evento internacional que poderia nos render grandes vantagens (a Copa), sabotam a economia assustando investidores e nem assim conseguem deter o desenvolvimento e a justiça social cada vez maiores.

Se houvesse uma forma de impedir esses criminosos, a vida dos brasileiros melhoraria a passos largos. Infelizmente, não dá para fazer isso. As liberdades individuais incluem até o direito de o sujeito ser um grande canalha [e mentiroso].

Um comentário: