* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Agricultores podem desistir de transgênicos nos EUA - baixo rendimento



por Robyn Vinter, em Farmers Weekly (traduzido pelo Em Pratos Limpos)

Produtores americanos consideram retornar ao uso de sementes convencionais dado que o aumento de pragas resistentes e a perda de lavouras têm levado a menores colheitas dos cultivos transgênicos em relação a suas contrapartes convencionais.
No país, um produtor paga cerca de 100 dólares a mais por acre pelas sementes transgênicas [~R$125/ha], e muitos se perguntam se haverá benefícios em continuar usando essas sementes.
“Trata-se de uma análise de custo e benefício”, disse o economista Dan Basse, presidente da AgResource, empresa de pesquisa agrícola.
“Os produtores estão pagando a mais pela tecnologia mas as colheitas não melhores do que as de 10 anos atrás”.
“Voltei a aplicar inseticidas”, disse Dan Basse, referindo-se aos insetos que não são controlados pelas plantas transgênicas como deveriam.
Caso os produtores decidam voltar atrás esses produtores enfrentarão a questão da oferta de sementes convencionais, dado que cerca de 87% do cultivo no país é feito com sementes modificadas.
Entre os países com maiores produtividades em 2012 estão asiáticos como a China, que não usam sementes transgênicas.
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário