* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Agora vai!... Ucrânia - deputados invadem TV estatal e expulsam seu diretor



Por Frederico Füllgraf, no blog do Nassif

Kiev, madrugada de quarta-feira,19 de março. Encabeçado por um indivíduo loiro, com rabo de cavalo, um grupo de seis a sete deputados do partido neonazista Svoboda, invade a sala de Olexandr Pantelejmonow, diretor da NTU, a TV Estatal em Kiev.

Primeiro, o loiro agarra Pantelejmonow pela gravata e, aos empurrões e bofetadas e auxiliado por sua entourage, tenta jogar o diretor da estação na cadeira de sua escrivaninha. Pantelejmonow resiste, reergue-se, ao que é esbofeteado e socado novamente na cadeira. Enquanto o loiro esbraveja, um dos deputados agarra uma folha de papel em branco. O loiro de rabo de cavalo agarra uma caneta, enfia-a no rosto do diretor e obriga-o a assinar sua própria demissão.

O “motivo” do atentado: a reprodução pela TV Estatal da Ucrânia do discurso do presidente russo,Vladimir Putin, sobre o referendo e a adesão da Crimeia à Rússia.

Acusado de promover “propaganda russa”, em seguida Pantelejmonow é arrastado para fora de sua própria sala e levado embora, com destino desconhecido.

Em tempo: o loiro com rabo de cavalo, é o deputado nazista Igor Miroschnitschenko, membro da “comissão parlamentar de liberdade de imprensa” do governo provisório golpista, empossado em 10 de março último.

A única organização a emitir nota de protesto até a noite do dia 19 foi a Anistia Internacional. O resto, como disse o príncipe dinamarquês no drama de Schakespeare: “o resto é silêncio” - nenhuma palavra de indignação em Washington, Berlim, Paris ou Londres, guardiãs da “democracia” implantada em Kiev .




Nenhum comentário:

Postar um comentário