* Este blog luta por uma sociedade mais igualitária e justa, pela democratização da informação, pela transparência no exercício do poder público e na defesa de questões sociais e ambientais.
* Aqui temos tolerância com a crítica, mas com o que não temos tolerância é com a mentira.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Hondismo


chupado da Descidopédia (e ligeiramente modificado e acrescido)


Se o leitor deste artigo é brasileiro, ou tem um mínimo conhecimento da cultura brasileira, deve saber muito bem que no Brasil é muito forte o "efeito manada". Em um determinado produto ou serviço, o brasileiro elege uma marca como sendo sua preferida. Os que preferem a marca a compram; Os que não se decidiram, também a compram, pelo efeito manada.

No ramo do motociclismo no Brasil, é facilmente visível que uma marca já foi escolhida, que é a Honda (Motor da Amazônia). Este fenômeno chama-se "Hondismo" e seus praticantes, "Hondeiros". 

O hondeiro só compra motos Honda; Não compara a moto da Honda com a concorrente, portanto nem suspeita que para a sua moto pode existir uma concorrente melhor e mais barata. Hondeiros se agarram caninamente em qualquer argumento que possa justificar seu hondismo e viram argumentos eternos a favor do hondismo. 

Se a moto Honda é refrigerada a água, dizem: "refrigeração a água... resistência ao aquecimento, super modernidade. Honda é Honda". Se a Honda lança uma moto refrigerada a ar: "Nada de radiador... isso só serve pra furar e dar gasto. Moto boa mesmo é refrigerada a ar. Honda é Honda". 

Se a moto concorrente é mais rápida, mais econômica e mais bonita, não tem problema: "moto Honda é dinheiro na mão". 

Quando a moto Honda usada é levada pra revender na loja e encalha ao lado de outras 30 Honda iguais: "É o mercado que está desaquecido... Nada está vendendo". 

Quando uma Honda tem evidentes problemas de projeto (como a recente série das motos de 300 cilindradas em que grande numero delas apresenta aquele defeito no motor, vazamento de óleo pela cabeça e perda súbita total de rendimento (muitos motores foram substituídos sem nenhum alarde) ou seu problema eterno de corrente que transforma todas elas em cascavéis, vibrando o guiso): "É que a moto vende muito... (?!?!)"

Tem um Hondeiro hidrofóbico aqui na minha cidade que diz que qualquer pessoa que compre uma moto Yamaha se torna imediatamente um "químico!..." "Por que"? você vai perguntar... "Transforma dinheiro em merda!"... responde esse luminar. Ai, ai, ai!... isso sim que é pisar na jaca...  esse tem que se juntar aos companheiros de JC no Gólgota: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que falam!..."

Assim caminha nossa Bananolândia... é assim pra tudo!... com motos e com outras coisas muito mais prosaicas.

2 comentários:

  1. Muito bom. Fazendo-se o que todo mundo faz, chega-se onde todo mundo chega.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai tinha uma excelente Yamaha Neo e não conseguiu vender senão por uma Fanta e um X-Salada por conta desse preconceito. Era uma excelente moto urbana, automática, muito melhor que a Biz, não comprei para meu uso (embora dei umas voltinhas) porque tenho medo de 2 rodas.

    ResponderExcluir